TVA e Nortel anunciam teste de WiMax móvel em São Paulo

A TVA anunciou nesta quarta-feira, 7, que fará um teste piloto da tecnologia WiMax ? na versão móvel ? na cidade de São Paulo com equipamentos fornecidos pela Nortel. Virgílio Amaral, diretor de estratégia e tecnologia da TVA, afirma que os equipamentos devem chegar no próximo mês e os testes da nova tecnologia começam entre maio e junho. ?O fato de poder vender banda larga, não somente fixa, mas também portátil, deverá modificar o produto TVA. O objetivo do teste é saber como a tecnologia se comporta em uma cidade como São Paulo?, diz ele. O anúncio foi feito durante encontro do presidente mundial da Nortel, Mike Zafirovski com a imprensa.
É preciso lembrar que a TVA tem acordo semelhante com a Samsung, cuja rede está sendo montada na cidade de Curitiba. Amaral diz que o acordo com a Samsung continua e que a rede curitibana estará disponível comercialmente ainda no primeiro semestre. ?WiMax é uma tecnologia aberta, então é saudável testar diversos fornecedores?. O motivo da escolha da Nortel é o fato de a empresa disponibilizar em seus equipamentos a tecnologia MIMO (Multiple Input ? Multiple Output) pela qual o sinal é transmitido e recebido por várias antenas. ?Essa é a grande novidade com relação ao último teste", afirma Amaral, referindo-se ao teste dos equipamentos da Samsung.
A rede de Curitiba já está 90% pronta, sendo que até 2008 toda a cidade e a região metropolitana estarão cobertas. O padrão também é o móvel, assim como no teste de São Paulo, mas como a Anatel ainda não definiu como será tratada a questão da mobilidade, o serviço oferecido será fixo.

Notícias relacionadas
Esse é o primeiro contrato de WiMax da Nortel no Brasil, o que tem um sabor especial já que a empresa está deixando o mercado de terceira geração e está apostando todas as suas fichas no WiMax. A Nortel será fornecedora de toda a solução, desde as estações radiobase até o equipamento da casa do cliente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!