Portugal Telecom e Telefónica buscam realinhamento

Matéria publicada no jornal Finantial Times nesta quarta-feira, 7, afirma que a Portugal Telecom estaria disposta a vender sua participação acionária na Vivo para a Telefónica se a operadora espanhola resolver o mal-estar causado pelo seu recente apoio à mal-sucedida OPA (oferta pública de aquisição), feita pela Sonaecom à companhia portuguesa. No último dia 2 de março, os acionistas da Portugal Telecom se posicionaram contrários à proposta de alteração da regra que estipula um limite de 10% de peso para o voto de qualquer sócio nas assembléias da companhia, mesmo que ele detenha uma participação acionária maior que esse percentual. Derrubar esse limite era fundamental para seguir adiante a OPA de 11,6 bilhões de euros feita pela Sonaecom. A Telefónica é sócia na Portugal Telecom, mas devido ao apoio à OPA, as relações azedaram com os sócios que rejeitaram a proposta.
Segundo o Finantial Times, haveria um desejo por parte de alguns acionistas de que a Telefónica substituísse Antonio Viana Baptista, um de seus representantes no conselho de administração da Portugal Telecom. Em troca, a operadora portuguesa poderia iniciar uma negociação para a venda de sua participação na Vivo para a Telefónica.
O presidente da Portugal Telecom, Henrique Granadeiro, prefere chamar o mal-estar entre os sócios de ?desalinhamento estratégico?. Uma possível solução para o problema seria a saída da Telefónica do capital da Portugal Telecom. Em matéria publicada também nesta quarta-feira pela agência de notícias Lusa, Granadeiro disse que uma eventual saída da Telefónica ?não seria nenhuma tragédia?. O executivo acredita que haverá um realinhamento na estrutura societária da empresa em razão de um programa de recompra de ações próprias. Sobre a Vivo, Granadeiro disse que se houver um comprador natural da operadora brasileira seria a Portugal Telecom. Mas em seguida ressalvou que ?não há ativos inalienáveis?.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!