A Prefeitura de Teresópolis, no Rio de Janeiro, iniciou na última quinta-feira, 6, a chamada Operação Caça Fio. O objetivo é remover o excesso de cabos de energia, telefonia e Internet nos postes da cidade para combater a poluição visual.
A iniciativa está sendo tocada pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade do município. A primeira ação contou com a presença do prefeito de Teresópolis, Leonardo Vasconcellos, e do secretário municipal Sérgio Mauro Louzada.
"Vamos eliminar todos os fios inativos, obsoletos e irregulares. A ação […] será levada a todos os bairros. Vamos acabar com a desordem e organizar a cidade", prometeu Vasconcellos.
"Muitos [cabos] estão soltos, inutilizados ou pendurados de forma irregular. Começamos hoje a notificar as empresas, dando prazo de 90 dias para se regularizarem. Do contrário, serão multadas", informou o secretário Louzada.
Esta é mais uma iniciativa de limpeza de postes liderada por gestões municipais, algo que tem se multiplicado nos últimos meses, como mostrou TELETIME no ano passado.
No âmbito federal, Anatel e Aneel discutem há anos um novo regulamento para compartilhamento de postes entre os setores de energia e telecom, mas a reguladora da área elétrica engavetou processo sobre o tema em 2024.