A Telefónica divulgou nesta sexta-feira, 7, que foi reconhecida pelo Carbon Disclosure Project (CDP) como líder global em ações climáticas pelo 11º ano consecutivo.
A empresa se destacou no ranking organizado pela instituição, que oferece um sistema de divulgação de impactos climáticos para organizações, investidores, governos, entre outros. A motivação foi uma redução significativa nas emissões de carbono e o compromisso da Telefónica com a descarbonização.
Nos últimos oito anos, a multinacional declara que alcançou uma redução de 81% nas suas emissões operacionais (escopos 1 e 2) globalmente, além de uma redução de 51% ao incluir as emissões de sua cadeia de valor.
O grupo avança para alcançar a neutralidade de emissões até 2040, incluindo as emissões de sua cadeia de valor, e para se tornar uma empresa Zero Waste (Desperdício Zero) até 2030.
"Estamos trabalhando para acelerar a digitalização responsável, que impulsiona a competitividade e gera um impacto positivo para todos. Além de reduzir nossas emissões e aumentar a resiliência de nossas operações, ajudamos outras empresas a se tornarem mais eficientes e a reduzirem sua pegada de carbono. Nossas redes e soluções digitais são poderosos facilitadores da transição verde", defende a diretora global de ESG da Telefónica, Elena Valderrábano.
Em comunicado, os espanhóis também destacaram que as pontuações do CDP ajudam a orientar as decisões de mais de 700 investidores que gerenciam mais de US$ 142 trilhões em ativos.
A companhia ainda destacou que oferece soluções de conectividade e digitalização voltadas para redução da pegada de carbono de outros setores, incluindo energia, transporte e indústria.