Processo da AT&T ainda pode ter desdobramentos na Anatel

Foto: Steven Goodwin/FreeImages.com

A decisão da Anatel sobre o caso AT&T/WarnerMedia ainda pode ter desdobramentos administrativos na própria agência, além de questionamentos judiciais. Na Anatel, as partes do processo (associações Abert, Abratel e NeoTV), podem pedir ao conselho em recurso administrativo, ou efeito suspensivo ao presidente (que votou contra a aprovação). No caso do recurso administrativo, haveria um novo relator e o conselheiro substituto Carlos Baigorri votaria. Sua posição sobre o caso é desconhecida. Na reunião desta semana, que aprovou a operação, Baigorri não entrou no mérito nem votou (porque o ex-conselheiro Aníbal Diniz já havia deixado seu voto, favorável, consignado). O novo conselheiro apenas defendeu a necessidade urgente de mudança na legislação de TV por assinatura, recomendando inclusive que a Anatel subsidie o debate no Congresso. Ou seja, concordou que existe uma dificuldade legal nesse caso, tese compartilhada pelos demais.

Um recurso dos radiodifusores é visto dentro da agência como improvável, pois segundo apurou este noticiário, teria havido a indicação, por parte das principais entidades do setor de TV, de que não se oporiam a uma resolução administrativa do caso AT&T se a Anatel também desse sinais de que não se oporia à oferta de serviços lineares pela Internet, num modelo de venda direta ao assinante. Conforme antecipado por este noticiário, a posição que a área técnica recomendará ao conselho, ainda pendente do parecer da procuradoria, é pelo entendimento de que serviços prestados pela Internet são Serviços e Valor Adicionado. Ou seja, não entram na esfera de regulação da Anatel.

Soma-se a isso a questão do Congresso, onde há 15 projetos tratando de diferentes temas do mercado de TV por assinatura, da questão das restrições à propriedade cruzada entre programadores operadores, passando pela oferta de conteúdos lineares no modelo OTT até a questão de tributação e cotas sobre serviços de streaming/VoD.

Notícias relacionadas

Este cenário complexo será analisado no Seminário Políticas de (Tele)Comunicações, que acontece no próximo dia 11 de fevereiro, em Brasília, com a presença do conselheiro Moisés Moreira, do presidente da Ancine, Alex Braga, e do senador Arolde de Oliveira, relato do PLS 3.832/2019 no Senado. Trata-se do principal projeto de reforma da legislação de TV por assinatura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!