Fapesp, MCTIC e CGI.Br lançam chamadas para pesquisa em Internet

Foto: Pixabay

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em parceria com o Ministério de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), lançou quatro chamadas de abrangência nacional para pesquisa estratégica sobre Internet. A fonte de recursos dos editais são os valores recolhidos no registro de nomes de domínios. O prazo para inscrição vai até 9 de março.

Três dos editais financiam pesquisas de vários temas como políticas para a Internet, aplicações avançadas, comunicação em rede e cultura digital, regulação de rede de dados etc.. Um dos temas é especificamente voltado para Centros de Pesquisa Aplicada (CPA) em Inteligência Artificial. A Fapesp e as entidades parceiras do edital pretendem criar oito CPAs. No edital lançado agora, estão previstos a criação de quatro. Posteriormente, será feita uma nova chamada de propostas para a seleção de até mais quatro centros.

Os CPAs desenvolverão pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, aplicadas e orientadas à resolução de problemas com IA, por um período de 5 anos podendo ser renovados por mais 5 anos, totalizando até 10 anos, de acordo com os resultados mensurados. Cada orçamento solicitado para cada CPA não superará R$ 1 milhão por ano para a Fapesp, mais R$ 1 milhão para a empresa parceira.

Notícias relacionadas

Confira os editais clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!