Arianespace confirma sucesso no lançamento de satélites da OneWeb

Ocorreu com sucesso o lançamento de um lote de 34 satélites de baixa órbita (LEO) da OneWeb, confirmou a Arianespace, responsável pelo procedimento. Os artefatos foram colocados em órbita na madrugada desta sexta-feira, 7, pelo foguete Soyuz, que partiu da base espacial de Baikonur, no Cazaquistão.

O lançamento do lote foi o segundo realizado pela Arianespace para formação da constelação OneWeb. Segundo a francesa, mais 19 lançamentos estão contratados pela operadora de satélites, que pretende colocar em órbita 30 artefatos por mês entre 2020 e 2021, totalizando cerca de 650.

Além do Cazaquistão, a base espacial de Kourou, na Guiana Francesa, e de Vostochny, na Rússia, devem servir como pontos de partida. A OneWeb pretende iniciar demonstrações comerciais neste ano e oferecer cobertura global de banda larga em 2021.

Notícias relacionadas

No geral, já são 147 os satélites de constelações colocados em órbita pela Arianespace: além dos 60 da OneWeb, foram 56 para a Globalstar, 20 para a O3b, quatro para a Planet, um para a Orbcomm e outros 26 para a European Space Agency (ESA) no âmbito do projeto Galileo. O lançamento desta sexta-feira também marcou a 50ª missão realizado pela Arianespace ao lado da Starsem; as duas iniciaram parceria em 1999.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!