Senador Jorge Vianna pede mais debate do PLC 79 no Senado

Jorge Viana, Painel Telebrasil

O senador Jorge Vianna (PT-AC), que até aqui era, entre os senadores da oposição, o principal defenssor do PLC 79/2016, que altera o modelo de telecomunicações, agora também assumiu um discurso mais cauteloso em relação à matéria, defendendo  mais transparência na discussão. Ele apresentou dois requerimentos nesta terça, 7, pedindo a realização de audiência pública sobre o tema na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle e para debates temáticos no plenário. Ele argumenta que, devido à grande repercussão da matéria para a atual organização dos serviços de telecomunicações no País, esse tema precisa de mais transparência. A íntegra dos requerimentos está disponível aqui e aqui. Vianna, durante o Painel TELEBRASIL realizado em novembro de 2016, manifestou apoio ao projeto e foi um dos principais articuladores de uma tramitação rápida do projeto.

O líder do governo no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP) e o senador Flexa Ribeiro (PSDB-AM) defenderam a aprovação do PLC 79, reconhecendo que ele traz benefícios para a sociedade. Mas nem todos os governistas pensam assim. O senador José Medeiros (PSD-MT), vice-líder do governo, disse à Agência Senado que, dada a situação econômica do País, o PLC 79 dificilmente terá a concordância do plenário do Senado. "Eu acho que esse projeto está morto. Ele não passa. No momento em que você diz que nós precisamos fazer ajustes, a população dificilmente verá com bons olhos um senador que resolver votar nele. Vão encarar como um presente a quem não fez o serviço de casa direito, no caso a empresa que está em falência", disse, numa clara referência a Oi.

O PLC 79/2016 foi enviado no dia 31 de janeiro para a sanção presidencial, antes portanto do fim do recesso. Decisão anterior do STF proibia que isso acontecesse. A oposição entrou com outra cautelar, que foi atendida parcialmente pelo ministro Barroso. Agora, para ir à sanção, deve passar primeiro pelo STF.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!