Alcatel-Lucent apresenta nova arquitetura de redes de acesso móveis

A Alcatel-Lucent apresentou nesta segunda-feira, 7, em coletiva de imprensa em Londres, uma nova arquitetura para a rede de acesso móvel que permitirá reduzir o tamanho das torres celulares que poluem visualmente os grandes centros urbanos. Batizada de LightRadio, a solução consiste em um pequeno dispositivo de rádio, que pesa apenas 300 gramas, e outro, igualmente pequeno, que realiza a parte de processamento e que não precisa necessariamente ficar no mesmo site. O dispositivo de rádio, internamente chamado de "cubo" pelos técnicos da Alcatel-Lucent, é capaz de transmitir em qualquer frequência de 400 MHz a 4 GHz e operar em padrões de 2G, 3G e 4G simultaneamente. "É possível instalar o LightRadio em postes e nas laterais de prédios. Não é necessário construir torres", disse o presidente da divisão de tecnologias sem fio da companhia, Wim Sweldens. Nessa nova arquitetura, o custo total (ou TCO, na sigla em inglês) para a operadora cai pela metade, segundo o executivo. Contribui para isso a queda no consumo de energia em uma torre, que também diminui pela metade. Sweldens fez questão de diferenciar o LightRadio das femtocells: "A femtocell é para uso doméstico. O LightRadio substitui macro e pequenas células e tem alcance muito maior."
A tecnologia por trás da nova solução foi desenvolvida pelo Bell Labs, braço de pesquisa e desenvolvimento da Alcatel-Lucent, e contou com a parceria da HP e da Freescale em áreas específicas. O projeto gerou a criação de mais de 200 novas patentes.
Três grandes operadoras concordaram em iniciar este ano testes com a nova arquitetura proposta pela Alcatel-Lucent: a chinesa China Mobile, a norte-americana Verizon e a europeia Orange. O lançamento comercial da solução deve acontecer em 2011.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!