A Sony anunciou nesta terça, 7, durante a CES, que acontece esta semana em Las Vegas, um serviço de streaming de jogos e outro de TV baseado na nuvem.
O primeiro, o PlayStation Now (PS Now), estará disponível nos Estados Unidos no verão (do hemisfério norte) e permitirá que os usuários acessem por stream jogos clássicos da biblioteca do PS3, PS2 e PlayStation original. Em um primeiro momento, os consoles PS4 e PS3 poderão acessar o serviço, seguidos do portátil PS Vita.
A Sony promete ainda levar o serviço para além das plataformas PlayStation, incluindo diversos modelos de 2014 da linha de TV Bravia, além de tablets e smartphones. "Eventualmente o serviço será expandido para além das plataformas PlayStation e dispositivos Sony, permitindo fazer o stream de jogos PlayStation em diversos dispositivos conectados", afirma a fabricante no blog do PlayStation.
O PS Now usa a tecnologia da Gaikai, provedora de serviço de games em nuvem comprada pela Sony em 2012. A cobrança será em aluguel de título ou via mensalidade.
Uma versão beta do serviço será lançada nos EUA no final de janeiro.
TV na nuvem
A Sony anunciou ainda que lançará um serviço de TV que inclui programação ao vivo, vídeo on-demand (VOD) e DVR, tudo baseado na nuvem. Através do serviço, será possível, por exemplo, fazer uma busca por conteúdo varrendo tanto a TV ao vivo, quanto o VOD e o conteúdo gravado em DVR. Segundo a fabricante, o serviço rodará em 70 milhões de dispositivos da Sony.
O anúncio da Sony deixou diversas dúvidas, como o que a empresa entende por TV ao vivo. Um serviço deste tipo pode iniciar uma batalha mercadológica (e até judicial) com os estúdios, canais e operadoras de TV.
O serviço começará a ser testado ainda este ano.
PS4
A Sony aproveitou também para atualizar o número total de vendas de seu PS4: já são 4,2 milhões de unidades vendidas em todo o mundo desde o lançamento do console em meados de novembro de 2013. Em comparação, o Xbox One (lançado duas semanas depois) chegou a 3 milhões de unidades vendidas ao final de dezembro.