Justiça manda teles participarem de mutirões em postes de Porto Alegre

Fotos: Pedro Piegas / PMPA

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) determinou na última quarta-feira, 4, que as operadoras Vivo, TIM, Claro e Oi e a distribuidora de energia CEEE participem semanalmente dos mutirões organizados pela Prefeitura para a retirada de fios inutilizados que ainda permanecem nos postes da cidade de Porto Alegre.

A medida foi adotada após a prefeitura local informar que algumas empresas haviam reduzido significativamente sua participação em mutirões do gênero, "descumprindo acordos firmados e prejudicando o andamento das ações conjuntas".

Em março deste ano, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) entrou com uma ação civil pública responsabilizando judicialmente as empresas pela falta de manutenção na infraestrutura de telecomunicações e energia. A Lei Municipal nº 11.870/2015 exige que concessionárias e prestadoras de serviços aéreos removam fiações excedentes ou sem uso, garantindo o cumprimento das normas setoriais.

Notícias relacionadas

A ação tramita na 20ª Vara Cível e de Ações Especiais da Fazenda Pública de Porto Alegre. Em decisão de 18 de outubro, a juíza Patrícia Antunes Laydner determinou a criação de um comitê composto pelo Município e pelas empresas, com o prazo de 30 dias para elaborar um plano de trabalho e outros 30 dias para apresentar um cronograma definitivo para a remoção dos fios.

Já no despacho de 4 de dezembro, a juíza enfatizou a urgência no cumprimento das obrigações, destacando a importância da participação ativa das empresas até que o cronograma seja formalizado.

O procurador-geral adjunto de Domínio Público, Urbanismo e Meio Ambiente de Porto Alegre, Nelson Marisco, avaliou a decisão como um marco para a governança colaborativa. "Essa determinação destaca a importância da cooperação entre o poder público e o setor privado na solução de problemas históricos de infraestrutura urbana", afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!