A questão não afeta o Brasil, conforme esclareceu a Ericsson a este noticiário. O software afetado em questão não seria utilizado pelas operadoras brasileiras. Segundo relatos da imprensa internacional, o problema causou impacto na operadora britânica Telefónica/O2, na japonesa Softbank e nas norte-americanas AT&T e Verizon.
A Ericsson comunicou que uma análise inicial da raiz do problema indica que a causa foi um certificado expirado em determinadas versões de software instalados nas teles afetadas. A investigação continua, e o foco agora é em resolver os problemas mais imediatos. Ao longo do dia, a empresa diz que os serviços de rede já foram sendo restabelecidos com sucesso.
Em comunicado, o CEO e presidente da Ericsson, Börje Ekholm, disse: "O software com falhas que causou esses problemas está sendo descomissionado e nós pedimos desculpas não apenas para nossos clientes, mas para os clientes deles. Trabalhamos duro para garantir que nosso clientes possam limitar o impacto e restabelecer seus serviços o quanto antes possível".