Em parceria com a competição HackBrasil, de Harvard, Instituto TIM seleciona três startups para disputa em 2019

O Instituto TIM tem uma iniciativa chamada Academic Working Capital (AWC), dedicada a atividades de empreendedorismo universitário. Agora, a AWC acaba de anunciar uma parceria com a HackBrasil, competição vinculada à Brazil Conference at Harvard & MIT, para o desenvolvimento de projetos que utilizam a tecnologia em questões de  saúde, educação e meio ambiente. Serão selecionadas equipes para entrar em fase já avançada da competição. Em abril de 2019,  três startups da AWC (Aqualuz, Helidrop e NextCam) participarão de uma das etapas da competição HackBrasil, quando receberão treinamento e mentoria de investidores, empresários e alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Harvard. "Academic Working Capital, do Instituto TIM, estimula há cinco anos a criatividade e o empreendedorismo de jovens talentos que concluem o curso acadêmico. Estamos muito orgulhosos de que esse programa seja um facilitador na formação de startups que estão ganhando atenção no mercado não apenas brasileiro, mas também internacional", diz Mario Girasole, presidente do Instituto TIM. Os projetos são os seguintes:

  • Aqualuz:  desenvolveu um sistema mecatrônico de filtragem baseado em luz solar, com o propósito de ajudar a resolver um dos maiores problemas de acesso à água potável, que afeta a região do semiárido. O
  • Notícias relacionadas
  • Helidrop: trabalha com o nicho de defensivos agrícolas e desenvolveu um equipamento e um modelo de negócio que oferece pulverização. O equipamento utilizado é um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), com alta capacidade de carga para melhorar o combate às pragas. Já
  • NextCam:  observou que o setor da construção civil apresenta alguns problemas relacionados à segurança do trabalho e, pensando nisso, desenvolveu uma tecnologia que tem como base a inteligência artificial, utilizada para identificar riscos e realizar ações preventivas em cada etapa da obra. Câmeras com indicadores realizam esse monitoramento.

São aproximadamente 40 equipes na competição, das quais cinco finalistas apresentarão seus projetos para uma banca de jurados na Brazil Conference at Harvard & MIT. O primeiro lugar receberá uma premiação no valor de R$ 75 mil para investir no desenvolvimento da ideia, e o segundo lugar será recompensado com R$ 25 mil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!