PL que prevê bloqueio de site que promove crime gera polêmica em audiência no Senado

Não há consenso sobre a possibilidade de bloqueio de sites ou aplicações que incentivem ou promovam a prática de crime, como ficou patente na audiência pública realizada nesta quarta-feira, 6, para discutir o projeto de lei do Senado 169/2017. A proposta prevê a alteração do Marco Civil da Internet, que passaria a prever os casos em que o bloqueio poderia ser feito. Para entidades da sociedade civil, tal proposição pode abrir espaço para o cerceamento da liberdade de expressão. Mas para representantes das entidades do direito de autor, a medida serve para proteger a obra dos criadores e combater a pirataria. O Ministério da Cultura, no entanto, entende que esse remédio não é o adequado.

A polêmica não para aí. Para o Ministério Público, o juiz já tem poder para decidir pelo bloqueio de sites, assim não há necessidade de incluir matéria de cunho penal no Marco Civil da Internet, um regramento civil. Já o representante das teles não vê problema na inclusão de dispositivos que disciplinem o bloqueio, mas entende que a primeira ação deve ser na busca do autor do site ou da aplicação. O representante do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) defendeu a retirada de conteúdos ilícitos e punição dos responsáveis, mas não o bloqueio. "Burlar o bloqueio não é difícil", disse Demi Getschko.

O autor do projeto, senador Ciro Nogueira (PP-PI), justifica a proposta afirmando que atualmente não existem dispositivos legais que disciplinem o bloqueio de sites ou aplicativos que "incentivem ou promovam" a prática de crime. "Talvez em razão disso sejam recorrentes os casos de magistrados que determinam o bloqueio de aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp por exemplo, prejudicando milhares de pessoas sem qualquer participação com o crime praticado", afirma. Na proposta, o senador veta a suspensão do funcionamento de aplicação de Internet destinada ao envio e recebimento de mensagens instantâneas, sendo possível apenas o bloqueio de terminais específicos de acesso.

Notícias relacionadas

O relator na Comissão de Ciência e Tecnologia é o senador Airton Sandoval (PMDB-SP), que pediu mais sugestões aos participantes da audiência pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!