Para Anatel, desregulamentação requer que problemas deixem de existir

A Anatel vem passando há algum tempo por um processo de transição na forma como avalia e regula a qualidade dos serviços de telecomunicações. Segundo o presidente da agência, Juarez Quadros, o desafio é encontrar parâmetros de avaliação que de fato façam sentido para o consumidor. Segundo ele, "as tecnologias disruptivas abrangem todo o ambiente econômico. Os objetivos regulatórios (referentes a qualidade) devem ser outros, focados na percepção do cliente, e não em parâmetros pouco concretos", disse.

A superintendente de relações com os consumidores da agência, Elisa Leonel, lembra que a regulamentação vem evoluindo em resposta aos "anseios da sociedade". Se num primeiro momento o foco era a expansão das redes e a oferta dos serviços, hoje o foco é muito mais centrado na qualidade de serviço, e é isso o que a agência pretende fazer na reforma da regulamentação. "Não basta mais apenas o acesso a preço justo, mas sim a experiência do consumidor e no pós-venda. Se antes o foco do consumidor era apenas ter o serviço, hoje ele quer respeito. O que a Anatel tem feito é buscar a qualidade sob a perspectiva do consumidor, que precisa estar dentro do modelo".

Para a superintendente, alguns indicadores deixaram de fazer sentido, como aqueles referentes a serviços hoje ultrapassados, como os parâmetros para envio de mensagem de textos como SMS. Esses indicadores, confirma Elisa, precisam ser revistos. "O que a gente precisa é avaliar se temos problemas a resolver e de que forma. Todos sabemos que temos pontos a resolver. Chamo a atenção ao atendimento, por exemplo. Sabemos que há custos, mas olhando a pesquisa percebemos que existe um problema sob a ótica do consumidor. O atendimento (das empresas) tem notas baixas, assim como a capacidade de resolver problemas. O que significa que canais de atendimento e solução de problemas é algo que precisa ser resolvido, e só podemos deixar de regular quando não houver mais problema", diz ela.

Notícias relacionadas

A superintendente explica que quando um consumidor chega na Anatel, ele normalmente já tentou seis vezes resolver o seu problema com a própria operadora, em média. "Ainda é preciso esforço e investimento. Temos que ajustar os indicadores, mas não podemos desregulamentar enquanto houver essa falha". A superintendente e o presidente da Anatel participaram do Encontro Telesíntese, que tratou da qualidade de atendimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!