A Nextel apresentou nesta terça-feira, 6, um novo sistema de assinatura de serviços de telefonia móvel por meio de aplicativo, o Nextel Happy (Android, iOS). Com o app, o cliente da operadora poderá customizar o seu pacote como desejar – escolhendo quanto quer gastar com franquia de dados (acesso à internet móvel) e voz (ligação telefônica) – além de acompanhar seu uso em tempo real.
Destaca-se na nova plataforma digital o fato de que o pacote de internet não terá desconto no uso de apps de mensageria, como WhatsApp, Telegram e Messenger, e mesmo para ligações de voz sobre IP (VOIP) dentro desses aplicativos. Também não será cobrado o tráfego pelo Nextel Happy na área de atendimento e esclarecimento de dúvidas.
Desenvolvido em parceria com a Ericsson, a nova plataforma da Nextel demorou cinco meses para ficar pronta – da concepção da ideia ao lançamento comercial. O acesso à rede 3G da empresa é compartilhado com a Vivo fora do eixo Rio-SP. Atualmente, 3 milhões dos 4 milhões de acessos da Nextel são 3G ou 4G. O restante ainda usa a antiga rede de rádio (Iden).
Modelo de negócios
O CEO da Nextel, Francisco Valim, frisou que o novo plano "não é pré-pago ou pós-pago", mas um novo modo de fazer economia: "Não precisa ter voz, por exemplo. Pode ser só o pacote de dados. Está nas mãos do consumidor. Pela primeira vez deixa de estar no controle da operadora qual plano o usuário quer", disse.
Com opções de assinatura para 7 ou 30 dias, o executivo ainda ressaltou que o usuário poderá trocar de plano a qualquer hora e não possui contrato, carência ou tempo de vigência para se manter associado à operadora. O chip custará R$ 10 e poderá ser vendido em máquinas de rua (vending machines). Serão até 300 mil pontos de vendas, incluindo shoppings, lojas e bancas de jornal.
"Você pode comprar um chip em uma vending machine e habilitar o plano do Nextel Happy em menos de cinco minutos", disse Valim. "Na mesma máquina que você compra sua Coca-Cola e seu chocolate hoje, será possível comprar um chip da Nextel".
Disponibilidade e valores
Inicialmente, o plano está disponível para as regiões da baixada santista (DDD – 13) e Campinas (DDD – 19). Contudo, a operadora promete que o Nextel Happy chegará aos consumidores nas áreas metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro em 31 de janeiro.
Os planos de 7 dias podem custar entre R$ 7,99 e R$ 12,99 para o consumidor. E os planos de 30 dias custarão de R$ 34,99 a R$ 79,99. As franquias de acesso à internet móvel podem variar entre 250MB e 5GB. Para ligações telefônicas, o usuário poderá escolher até 200 minutos para qualquer operadora.