GSA contabiliza 224 redes LTE lançadas no mundo

A Associação Global de Fornecedores Móveis (GSA) anunciou nesta sexta-feira, 6, que o mundo conta com 224 redes de quarta geração no padrão LTE comercialmente lançadas, sendo que 98 delas foram inauguradas somente neste ano, um crescimento de 78% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado. De acordo com a entidade, essas redes 4G estão disponíveis em 92 países, mas a GSA afirma que são 499 operadoras em 143 mercados com investimentos para lançamento. A associação espera que o número de redes LTE comercialmente lançadas suba para 260 até o final do ano.

A frequência de 1,8 GHz é a mais popular – 44% das redes lançadas usam essa banda, que soma ainda 108 operadoras em 58 países. A GSA acredita que esse espectro costuma ser original do refarming do GSM (2G) e que, por isso, tem menos problemas por conta de políticas de licenciamento agnósticas de tecnologia. A entidade diz ainda que o número de terminais compatíveis com 1,8 GHz triplicou nos últimos dois anos, chamando a faixa em LTE de “tecnologia madura e mainstream”.

Notícias relacionadas

A faixa de 2,6 GHz adotada no Brasil para o 4G, é usada em 29% das redes em operação. A terceira mais popular é a de 800 MHz, com 12% das redes; e a quarta é a AWS (banda 4), em 8% das redes.

A modulação FDD continua como a mais utilizada, mas o TDD vem ganhando força, especialmente na China, e já soma 25 sistemas lançados em 20 países, 12 deles implantados como uma combinação de FDD e TDD. A GSA diz que o LTE-Advanced também é uma “tendência-chave" e que o número de dispositivos compatíveis com a tecnologia cresce.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!