A operadora argentina Telecom Personal espera ter 20 mil clientes de 3G ao fim deste ano, com as vendas do Natal. A estimativa foi revelada a TELETIME News pelo diretor de customer care da operadora, Leonardo Liggieri, executivo presente no evento GSM Americas nesta quinta-feira, 6, no Rio de Janeiro. O serviço de 3G foi lançado pela Personal em maio deste ano e no momento a operadora tem 14 mil assinantes com aparelhos compatíveis com essa tecnologia. O número ainda é pequeno se levado em conta que existem 28 milhões de linhas móveis em serviço na Argentina. A rede 3G da Personal está disponível em três grandes cidades argentinas: Buenos Aires, Córdoba e Rosário.
Os dois principais serviços lançados pela Personal junto com sua rede 3G foi o acesso à banda larga móvel, com foco no mercado corporativo, e a videochamada. A adesão ao serviço de videochamada pelo público acima de 30 anos é pequena, admite Liggieri. Mas quando é analisado o público jovem, a videochamada faz sucesso na Argentina. ?Para o meu filho de 12 anos é totalmente natural fazer uma vídeo-chamada?, relata o executivo.
Para estimular o uso do serviço, a vídeo-chamada está sendo oferecida gratuitamente até o final do ano. E depois disso será cobrada por tráfego de dados e não com uma tarifa especial. Além disso, consciente do alto custo dos terminais 3G, a Personal fez uma promoção: por cerca de US$ 200 os clientes podem comprar dois celulares de terceira geração da LG capazes de realizar videochamadas. De acordo com Liggieri, o tráfego de dados aumentou 60% entre os assinantes que migraram de 2G para 3G.
Internacional