Claro lança 3G no Rio e promete mais velocidade para 2008

A Claro iniciou nesta quinta-feira, 6, a venda de celulares e modems de terceira geração (3G) no Rio de Janeiro. A rede em HSDPA (High Speed Downlink Packet Access) cobre a capital fluminense, Niterói e Macaé. Em novembro, a operadora havia anunciado o início da operação em Fortaleza, Recife e Brasília. Os planos da Claro são de oferecer 3G na faixa de 850 MHz em 37 cidades distribuídas por seis grandes regiões metropolitanas: São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza e Porto Alegre. Com a participação do leilão de 3G em dezembro, a operadora provavelmente oferecerá os serviços também em 2,1 GHz. ?Trabalharemos com as duas freqüências. A de 850 MHz é melhor para a cobertura?, explica o diretor de serviços de valor adicionado (SVA) da operadora, Marco Quatorze.
A Claro não abre o valor de investimento na rede 3G, mas revela quais são os próximos passos na evolução de sua infra-estrutura. Em 2008, a operadora fará o upgrade para HSUPA (High Speed Uplink Packet Access), o que aumentará para 2 Mbps a velocidade de upload.

Banda larga

Notícias relacionadas

Com a 3G, a Claro está dividindo seu pessoal em duas áreas: uma para a venda de serviços de internet no celular e outra para venda de acesso à internet por meio de banda larga móvel. ?Esse mercado de acesso à internet é algo novo. É um domínio onde as operadoras celulares não têm presença forte. Mas acreditamos que a 3G fará pela banda larga no Brasil o mesmo que o celular fez para a telefonia?, aposta Quatorze. O executivo acredita que os preços praticados para banda larga móvel em redes 3G competirão diretamente com a oferta de ADSL. ?Hoje há 7 milhões de acessos banda larga no Brasil, dos quais 77% usam velocidades menores que 1 Mbps?, afirmou. O diretor da Claro vislumbra um grande potencial junto ao público de menor renda, que não tem acesso a cabo, e que poderá adquirir banda larga móvel no modelo pré-pago, que a operadora irá oferecer já em 2008. Quatorze afirmou que a Claro e a Net venderão pacotes de serviços conjuntamente, por terem acionistas em comum, mas não revelou maiores detalhes. O executivo participou nesta quinta-feira, 6, do evento GSM Americas, no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!