Claro lança 3G no Rio e promete mais velocidade para 2008

A Claro iniciou nesta quinta-feira, 6, a venda de celulares e modems de terceira geração (3G) no Rio de Janeiro. A rede em HSDPA (High Speed Downlink Packet Access) cobre a capital fluminense, Niterói e Macaé. Em novembro, a operadora havia anunciado o início da operação em Fortaleza, Recife e Brasília. Os planos da Claro são de oferecer 3G na faixa de 850 MHz em 37 cidades distribuídas por seis grandes regiões metropolitanas: São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza e Porto Alegre. Com a participação do leilão de 3G em dezembro, a operadora provavelmente oferecerá os serviços também em 2,1 GHz. ?Trabalharemos com as duas freqüências. A de 850 MHz é melhor para a cobertura?, explica o diretor de serviços de valor adicionado (SVA) da operadora, Marco Quatorze.
A Claro não abre o valor de investimento na rede 3G, mas revela quais são os próximos passos na evolução de sua infra-estrutura. Em 2008, a operadora fará o upgrade para HSUPA (High Speed Uplink Packet Access), o que aumentará para 2 Mbps a velocidade de upload.

Banda larga

Notícias relacionadas

Com a 3G, a Claro está dividindo seu pessoal em duas áreas: uma para a venda de serviços de internet no celular e outra para venda de acesso à internet por meio de banda larga móvel. ?Esse mercado de acesso à internet é algo novo. É um domínio onde as operadoras celulares não têm presença forte. Mas acreditamos que a 3G fará pela banda larga no Brasil o mesmo que o celular fez para a telefonia?, aposta Quatorze. O executivo acredita que os preços praticados para banda larga móvel em redes 3G competirão diretamente com a oferta de ADSL. ?Hoje há 7 milhões de acessos banda larga no Brasil, dos quais 77% usam velocidades menores que 1 Mbps?, afirmou. O diretor da Claro vislumbra um grande potencial junto ao público de menor renda, que não tem acesso a cabo, e que poderá adquirir banda larga móvel no modelo pré-pago, que a operadora irá oferecer já em 2008. Quatorze afirmou que a Claro e a Net venderão pacotes de serviços conjuntamente, por terem acionistas em comum, mas não revelou maiores detalhes. O executivo participou nesta quinta-feira, 6, do evento GSM Americas, no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.