O Brasil, com os seus 97 milhões de usuários de celulares, representa um mercado potencial imenso para compras via celular considerando-se que existem 70 milhões de contas bancárias no País. Mas esse meio de pagamento ainda tem que enfrentar grandes desafios como a parceria entre as operadoras de telecomunicações, as instituições financeiras e o varejo. ?Em princípio essas empresas se encaram como inimigas, cada uma quer preservar seu mercado?, disse Sérgio Goldstein, diretor da Evermobile, durante o evento ?Mobile Payment, a terceira onda da convergência móvel?, realizado nesta quarta-feira, 6, em São Paulo. O pagamento via celular pode substituir o cartão de crédito do lado do usuário e os terminais POS na ponta do varejo.
Júlio Ramos, sócio-diretor da Accenture, destaca que não haverá grandes somas de dinheiro nesse segmento nos próximos cinco anos no País comparado a outros meios tradicionais de pagamento. ?Mas é um mercado nada desprezível já que no ano que vem serão 100 milhões de assinantes celulares, podendo atingir o segmento que hoje não tem conta bancária nem cartão de crédito?, disse. Em sua opinião, a maioria das empresas ainda não tem estratégia bem definida para atender esse mercado.
Até 2010, segundo um estudo da Júpiter Research, 3,2% dos usuários de celulares mundialmente vão usar algum pagamento móvel e esse mercado deve movimentar mais de US$ 10 bilhões. ?No Brasil este número não deve sair da casa decimal nos próximos cinco anos?, arrisca Ramos.
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