Vivo aposta na convergência com pós-pago para avançar em fibra

Loja da operadora Vivo. Foto: Divulgação

Após somar no terceiro trimestre 28,3 milhões de residências com cobertura de fibra disponível, a Vivo acredita que pode avançar e alcançar 29 milhões de lares ainda em 2024. No período, a empresa teve alta de 12,5% no número de casas conectadas, chegando a 6,7 milhões.

Para isso, a operadora mantém a estratégia de crescimento por meio da convergência no Vivo Total, plano que reúne seus serviços de fibra e do pós-pago. Na janela entre julho e setembro, o Vivo Total chegou a 2,1 milhões de assinantes (+92,2%), somando 30,7% dos acessos de FTTH, e representou 83% das altas de FTTH em lojas próprias da empresa (+ 4,4 pontos percentuais).

"Nossas ofertas, cada vez mais, além de trazerem a convergência com a fibra, trazem a convergência com outros serviços digitais", notou nesta quarta-feira, 6, o CEO da Vivo, Christian Gebara, em coletiva de imprensa para comentar os resultados do trimestre encerrado em setembro.

Notícias relacionadas

Como mostrou TELETIME, nesta gama estão serviços de música, vídeo, cibersegurança e entretenimento, além da VivoPay, a plataforma de empréstimos pessoais da tele que alcançou R$ 823 milhões concedidos desde o lançamento, em outubro de 2020. 

Neste sentido, o executivo disse, em conferência com analistas de bancos nesta manhã, que a companhia poderá destinar novos investimentos para a expansão do negócio de fibra, já que o capex para conectar novos clientes é quatro vezes maior nesta vertical.

"Portanto, temos que considerar que ainda teremos capex para isso [a expansão dos acessos]. Embora os custos estejam caindo, conectar ainda custa em torno de R$ 800. No nível de penetração atual, em que buscamos crescer as novas áreas, parte do capex ainda será necessário para aumentar a penetração", afirmou ele.

Além do crescimento orgânico, outras ações consideradas são as oportunidades via fusões e aquisições – a empresa reportou que segue negociando com a operadora paulista Desktop. Assim, a perspectiva é que a receita média por usuário (ARPU), que ficou em R$ 89,8 no caso de FTTH (+1,2%), poderá ter maior robustez. "O ARPU pode ser mais agressivo no ponto de entrada, porque estamos alcançando novas cidades e áreas."

Expansão do 5G

No terceiro trimestre, a operadora viu o número de acessos com 5G avançar 16,6%, para 13,8 milhões, mais do que o dobro em relação a igual período do ano passado (6,1 milhões). Já são 394 cidades cobertas pela empresa com a tecnologia, com presença em todas as cidades do País acima de 200 mil habitantes.

No entanto, para a tele, a expansão da rede 5G dependerá da compra de dispositivos que comportam a tecnologia pelos usuários. Atualmente, o valor de entrada desses devices é de R$ 949. 

No trimestre encerrado em setembro, a receita com aparelhos e eletrônicos, que considera desde smartphones a devices para casas conectadas, foi de R$ 856 milhões (+5,1%). Dessa forma, a venda de smartphones compatíveis com 5G representou 86% (+3,4 p.p.) dos smartphones vendidos no período.

"A Vivo praticamente só vende aparelhos 5G, mas o que nós vendemos é uma parte pequena do canal de venda de smartphones no País", afirmou Gebara. "Então, ainda existem muitos outros revendedores de smartphones que ainda continuam vendendo os de 4G e há muitas pessoas que ainda não trocaram seus aparelhos."

De acordo com o CEO, a penetração de 5G na base da Vivo para clientes do pós-pago é superior a 30%. Por outro lado, esse patamar é bem inferior quanto o recorte são os clientes de planos pré-pago.

A companhia, que ressalta o fato de liderar o market share de 5G no Brasil (com 39,7% do mercado nacional), tem apenas 16,6% dos seus acessos com a tecnologia. "Então, o nosso crescimento vai muito em linha com isso, de dar a resposta à demanda e à disponibilidade de dispositivos", ressaltou o executivo.

Com o crescimento da navegação no 5G, frisa Gebara, o cliente passa a demandar um maior consumo de dados a partir do incremento na experiência. "Certamente teremos que dar resposta a isso, incrementando capacidade e levando essa cobertura para áreas que ainda não têm a disponibilidade do serviço".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!