A TEIAH, uma plataforma que conecta provedores regionais de internet (ISPs) e clientes com o objetivo de facilitar as mudanças de endereço e reduzir o churn (cancelamentos), acaba de dar início às suas operações.
Ao TELETIME, a empresa declarou que entre provedores de pequeno porte, os casos de mudanças de endereço respondem atualmente por 8% a 12% dos cancelamentos de contratos de telecomunicações.
"Estamos falando de aproximadamente 480 mil clientes que mudam de endereço por mês. Em média, o brasileiro muda de casa sete vezes em sua vida. Por isso, desenvolvemos uma solução que vai resolver este grande problema, sem que o cliente tenha desconexão de Internet", explica o sócio-fundador e CEO da TEIAH, Luciano Sperb Castagnino.
Assim, a TEIAH deve como uma espécie de hub de conexão, servindo como intermediadora entre os provedores de telecomunicações e seus clientes.
"Nossa plataforma, além de criar uma melhor experiência para o cliente, remunera tanto a antiga operadora quanto a nova. Ela identifica o cliente, que era atendido pelo provedor A, localiza um provedor B, com condições semelhantes, de forma neutra e transparente, independente da tecnologia convergente. Com isso, economiza tempo e evita transtornos ao cliente, sem interrupções em sua Internet fixa no momento da mudança. Basta o cliente comunicar o novo endereço para sua operadora", explica Castagnino.
Segundo o executivo, que tem passagem de 25 anos no mercado de telecom, a solução deve permitir uma redução de até 30% no churn e aumentar as vendas dos provedores em 15%.
A TEIAH ainda utiliza conceitos de inteligência artificial, em parceria com o ERP Voalle, e integra-se com outras ferramentas de desenvolvimento para permitir também certo nível de personalização.
Apenas três provedores de Internet por cidade podem ter acesso à plataforma. Os ISPs devem ter no máximo 200 mil conexões para se qualificar. O custo mensal da plataforma varia de acordo com a área de cobertura de cada ISP em cada município.