Em Brasília, apenas 1% das conexões Wi-Fi usam 6 GHz, aponta GSMA

Foto: Painel Telebrasil

Em Brasília, apenas 1% das conexões Wi-Fi estão na faixa de 6 GHz, aponta um estudo da GSMA apresentado no 50º Painel Telebrasil, nesta quarta-feira, 6, em Brasília. 80% estão em 5 GHz e 19%, em 2,4 GHz.

O estudo também indica que 7% das conexões em Brasília estão no padrão Wi-Fi 6 ou 6E, enquanto 54% são Wi-Fi 5 e 39%, Wi-Fi 4.

Desde 2020, essa faixa se encontra destinada inteiramente para o Wi-Fi indoor, mas sua baixa ocupação fez a Anatel mudar de ideia e querer dividi-la com o serviço móvel. Os dados apresentados pelo diretor de espectro da GSMA, Luiz Felippe Zoghbi, servem para reforçar a decisão da agência.

Notícias relacionadas

Promessas não cumpridas

Presente no mesmo painel, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, lembrou de promessas não cumpridas pela indústria do Wi-Fi quando a faixa fora originalmente destinada inteira para a tecnologia.

"Prometeram fábrica no Brasil, disseram que aquele seria o Natal do Wi-Fi 6E. Nada disso aconteceu. O Wi-Fi conseguiu a faixa em 2020 mas não desenvolveu o mercado. No Magalu você não encontra um access point de Wi-Fi 6E para comprar. O mercado se acomodou com a faixa garantida", criticou.

Segundo o dirigente, a discussão agora é qual será a divisão do espectro. Players da indústria móvel defendem 700 MHz da faixa (que tem 1.200 MHz) para o segmento e 500 MHz para o Wi-Fi, mas ainda não há posição tomada na Anatel. A canalização necessária nas novas gerações de Wi-Fi e posicionamentos internacionais precisam ser levados em conta, afirmou Baigorri. (Colaborou Henrique Julião)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!