O country manager da Nokia no Brasil, Rafael Mezzasalma, disse que o Brasil é visto como um "expoente global" no desenvolvimento de inovações no mercado de telecomunicações. Durante o Painel Telebrasil 2024 nesta terça-feira, 5, o executivo afirmou que a empresa tem uma visão promissora do País no setor.
"Hoje, o maior ponto de troca de tráfego [IXP] do mundo está no Brasil, que é o NIC.br", disse Mezzasalma. De acordo com ele, a expectativa da Nokia é de que o tráfego de Internet no País alcance os 50 Tbps até 2029. "É um tráfego quatro vezes maior que o existente. Podemos ter até 220 milhões de usuários conectados", afirmou.
Em setembro, foi anunciado que a empresa foi escolhida pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) para aumentar o desempenho do IX.br com soluções de roteamento IP.
"Nesses últimos 50 anos, tivemos avanços significativos. O Brasil tem uma posição de relevância e destaque por meio do setor de telecomunicações, do qual a Nokia faz parte", disse o executivo.
Mezzasalma também mencionou o papel de destaque do País no mercado de redes privativas. No Brasil, a companhia tem projetos desse tipo com empresas como Petrobras, Vale, Rimo e BTP.