Virtualização e edge computing: os caminhos para o 5G na visão da Claro e TIM

Carina Gonçalves, Luiz Fernando Bourdot e Marco di Constanzo participam do Digital Telco 2019

Para as operadoras detelecomunicações, avançar nos seus próprios processos de transformação digitalé essencial para evoluir a oferta de serviços para o ambiente da Internet das

Notícias relacionadas
Coisas e, sobretudo, para o 5G. Durante o Seminário Digital Telcom, realizadonesta quarta, 6, pela TELETIME e pela TI Inside, em São Paulo, Marco diConstanzo, diretor de engenharia da TIM, ressaltou o papel da virtualização dasredes atuais no processo de transição para o 5G. Segundo ele, a operadora hojetem 50% de suas redes virtualizadas e deve chegar a 75%. "A gente só não vaivirtualizar funções típicas do 2G porque não faz mais sentido", disse.

Luiz Fernando Bourdot,diretor de evolução de redes da Claro Brasil, lembrou que a etapa devirtualização do core e das funções de rede é essencial para o 5G, mas essa éapenas uma das muitas etapas que precisarão ser cumpridas se as operadorasquiserem oferecer serviços que demandem orquestração fim-a-fim plena, como umaoferta de serviços completamente customizada e configurável pelo própriocliente. Em geral, diz Bourdot, as operadoras ainda estão nas camadas mais debaixo, no SDN, mas evoluindo. O processo completo, contudo, depende de umamudança cultural de engenharia e, sobretudo, na camada de sistemas. "Isso éessencial para operar os novos serviços de 5G, e poder operar o slicing de redeque é o grande diferencial", diz o executivo. Slicing é um dos atributos dasredes 5G, permitindo conexões com qualidade e parâmetros de serviço individualizadaspor cliente ou grupos de clientes.

Há outras etapasnecessárias para uma transformação plena das redes de telecom, na opinião deMarco di Constanzo. Por exemplo, o desenvolvimento dos serviços de VoLTE. "Avoz sobre 5G só vai chegar depois de 2023. Até lá, a voz vai ter que trafegarna rede 4G", diz. Segundo ele, a TIM (que foi a primeira a apostar natecnologia) já tem 20 milhões de clientes com VoLTE, e hoje 30% do tráfego devoz já está sobre a rede de dados 4G, em um total de 3,2 mil cidades.

Edge computing

A TIM entende queexiste uma mudança cultural em curso dentro das operadoras e reconhece que oprocesso de transformação digital é um caminho longo, mas existem vantagens,diz, que só as empresas de telecom têm. Outras empresas, diz ele, não chegamperto da capacidade de levar processamento para a ponta das redes no nível quepodem ter as telcos (edge computing), e com isso oferecer serviços em rede comlatências inferiores, sobretudo na rede 5G.

Além do processamentoem borda, diz Bourdot, uma vantagem das operadoras de telecomunicações é poder distribuirpor toda a rede as funções e capacidade que serão demandadas pelos diferentesserviços, o que traz ganhos de eficiência para a oferta de serviços digitais. "Nemtudo precisa estar na borda e nem tudo precisa estar no core da rede ou nosgrandes datacenters", diz o executivo da Claro. "Existe no 5G uma evoluçãotecnológica, mas também uma profunda transformação tecnológica e cultural", dizele.

No debate durante oevento, os dois executivos concordaram que esta realidade, que já começou a seimpor no 4G, está mudando completamente o perfil do profissional de telecom.

Para Carina Gonçalves, da Frost & Sullivan, um desafio adicional é que o processo de transformação das empresas de telecom parte, na verdade, de uma nova realidade de mercado e novas demandas dos consumidores. "Por essa razão, uma coordenação 'cross industry' precisa acontecer no desenvolvimento das redes e produtos", diz a analista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!