Anatel publica regras de novos limites de espectro para operadoras de telecom

A resolução da Anatel que estabelece os limites de quantidade de espectro de radiofrequência para operadoras de telecomunicações foi publicada nesta terça-feira, 6, no Diário Oficial da União. Conforme definido pelo Conselho Diretor da agência na quinta-feira, 1, a regra define novos limites para as faixas de radiofrequência abaixo de 1 GHz e de 1 GHz até 3 GHz.

A nova regra estabelece que uma mesma prestadora de serviço de telecomunicações de interesse coletivo, sua(s) coligada(s), controlada(s) ou controladora(s), em um mesmo município, poderá deter faixas de radiofrequências, em caráter primário. É considerado o limite para faixas de radiofrequências abaixo de 1 GHz, de até 35% o limite de concentração de espectro, podendo se estender até 40%, mediante condicionamento da agência. Para as faixas entre 1 GHz e 3 GHz, o limite é de até 30% de concentração, podendo estender-se até 40%, também mediante condicionamento do órgão regulador.

A resolução estabelece ainda que em processos de transferência de autorização de uso de radiofrequências ou alteração de controle societário a Anatel deverá conceder prazo, não superior a 18 meses, para a adequação aos limites estabelecidos na norma. A regra define ainda que os editais de licitação poderão adotar limites de espectro mais restritivos do que os estabelecidos na resolução, inclusive quanto a faixas de radiofrequências acima de 3 GHz.

Notícias relacionadas

1 COMENTÁRIO

  1. Duvida ! Com esta nova lei agora a Claro ou a Tim pode comprar a Nextel como vem se falando sem ter problemas de ter que devolver frequências da Nextel ???

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!