Publicidade
Início Newsletter Ligações de telefones fixos ficam até 0,24% mais baratas

Ligações de telefones fixos ficam até 0,24% mais baratas

A Anatel divulgou, nesta segunda-feira, 6, o reajuste dos planos básicos da telefonia fixa (assinatura mensal, habilitação e minutos das ligações locais e nacionais). A média da redução das tarifas locais e interurbanas das concessionárias Sercomtel; Algar; Claro (Embratel); Oi será entre -0,02% a -0,24%. As tarifas da Vivo (Telefônica) terão aumento médio de 0,76%.

Os novos valores ainda precisam ser publicados no Diário Oficial da União, o que deve acontecer nesta terça-feira, 7. As concessionárias de telefonia fixa são obrigadas a divulgar os novos valores das tarifas em jornais de grande circulação e no portal da empresa dois dias antes da aplicação.

 

Notícias relacionadas
ConcessionáriaReajuste máximo da cesta Local/LDN
Sercomtel-0,02%
Algar Telecom-0,24%
Telefônica  0,76%
Claro-0,10%
Grupo Oi-0,24%

Do total de clientes das concessionárias de telefonia fixa, 3,4 milhões utilizam o plano básico de serviço da Oi (25,57%); 818,5 mil da Telefônica (8,62%); 58 mil da Algar Telecom (8,07%); e 12,7 mil na Sercomtel (7,41%).  Em relação à Claro, o usuário, se não tem um plano contratado com a operadora, paga os valores do plano básico ao selecionar o Código de Seleção da Prestadora (CSP) para a ligação interurbana.

A tarifa de telefonia fixa é reajustada pelo Índice de Serviços de Telecomunicações (IST).  Além disso, no cálculo do reajuste os ganhos de produtividade das empresas são divididos com o consumidor por um redutor tarifário, denominado Fator X.  De acordo com análise do conselheiro da Anatel, relator do processo de reajuste, Leonardo de Morais, de outubro de 2016 a setembro de 2017 as tarifas da telefonia fixa caíram 3,96% enquanto o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) registrou aumento de 6,12%.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Telefonia fixa é uma serviço em extinção! O meio físico é necessário para o escoamento de toda demanda fixa e móvel, mas para o cliente final, exceto empresas, é um produto de muito pouca atratividade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile