Preocupado com projetos que elevam gastos, pauta trancada é conveniente para o governo

Embora o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), tenha declarado sua intenção de votar o Marco Civil da Internet na próxima semana, há alguma chance de isso não acontecer. Hoje o Marco Civil está trancando a pauta da Câmara, o que significa dizer que nenhuma outra matéria ordinária (MPs e propostas com pedido de urgência não entram nessa regra) pode ser votada antes dele, o que até aqui tem sido conveniente para o governo.

Notícias relacionadas
A ministra das relações institucionais, Ideli Salvati, deu declarações na última terça, 5, acerca da preocupação do governo com a aprovação de projetos que elevam os gastos públicos. Segundo reportagem do Valor Econômico, circula entre os líderes da base uma lista com 30 projetos deste tipo. "Esses projetos podem ultrapassar a casa de R$ 60 bilhões ou até mais ao ano", disse ela, de acordo com reportagem do jornal.

O primeiro da lista seria o projeto de lei que cria o piso salarial nacional para os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. Segundo a reportagem do Valor, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, estima em R$ 4,4 bilhões por ano o impacto da aprovação do projeto nas contas públicas.

Com a aprovação do Marco Civil, abre-se o caminho para que esses projetos sejam deliberados pelo Congresso Nacional. Por isso, é conveniente para o governo que a pauta da Câmara continue trancada. Chama a atenção também o fato de nenhum representante do Ministério das Comunicações – que se diz apoiador do projeto – ou da Anatel ter participado da comissão geral desta quarta, 6.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!