IPTV, M2M e push-to-talk são as tecnologias com as quais a Telefônica/Vivo pretende crescer

A Telefônica/Vivo está apostando em novos negócios, como a plataforma IPTV, conexões máquina-a-máquina (M2M) e serviços push-to-talk (com a tecnologia concorrente da Nextel). Segundo o CEO da empresa no Brasil, Paulo César Teixeira, as novas iniciativas deverão ajudar a manter o crescimento da empresa no próximo trimestre. O executivo falou em conferência com analistas nesta terça-feira, 6, após a divulgação dos resultados financeiros da operadora, mas acabou evitando elaborar mais as estratégias de ataque e defesa em relação à concorrência.

Um dos pontos abordados foi o mercado de comunicação entre máquinas (M2M). A Telefônica/Vivo afirma ter crescido 70% no mercado M2M na comparação com o terceiro trimestre de 2011. Segundo dados da Anatel, a operadora fechou o mês de setembro com 1,033 milhão de acessos máquina-a-máquina, apesar de não oferecer dados específicos sobre M2M referentes a setembro de 2011. No entanto, mesmo com o crescimento, a companhia continua como a terceira posição em participação do mercado, atrás da Claro (com 2,991 milhões) e TIM (com 1,243 milhão) em número de acessos.

IPTV

Já o lançamento da oferta de IPTV, por enquanto em soft-launch em São Paulo desde outubro, deverá nos acontecer até o final do ano tanto sobre as redes de fibra quanto coaxial (HFC). De acordo com Paulo César Teixeira, a fibra está atualmente disponível para um milhão de residências (apesar de a empresa focar no potencial de 100 mil usuários que já são assinantes da banda larga em fibra). "Vamos chegar a 1,5 milhão (de homes passed) no primeiro trimestre de 2013", diz ele, revelando parte dos planos para futura expansão da fibra (o dado havia sido antecipado em entrevista à revista TELETIME de setembro). Esse crescimento da infraestrutura, diz, é suficiente para a demanda de mercado. "Achamos que é um serviço premium e, se comparar com os anos anteriores, crescemos mais de 100%", justifica. O relançamento do serviço, agora com a plataforma Mediaroom da Microsoft, deverá substituir também os set-top-boxes antigos baseados na solução da Alcatel-Lucent para os cerca de 5 mil usuários antigos da plataforma de IPTV anterior.

Nas residências com FTTH deverá ser ofertada também a conexão de 200 Mbps, que a Telefônica afirma ser a mais rápida atualmente no mercado. Entretanto, a empresa não comentou a estratégia de comercialização com outras velocidades, especialmente agora com a concorrência da oferta de ultrabanda larga da TIM com preços agressivos de R$ 1 por megabit. Para comparação, a nova conexão de 200 Mbps da Vivo, sem nenhum serviço agregado, custa R$ 300 mensais nos primeiros três meses, subindo depois para R$ 350. A operadora chegou a mencionar em convergência de serviços em busca da lealdade do consumidor, dando descontos para quem é assinante de telefonia móvel, mas não deu maiores detalhes sobre a política.

PTT

Já o serviço push-to-talk da empresa, o Vivo Direto, observou um crescimento de 94% na comparação de trimestres. Alegando possuir uma melhor cobertura por ser baseado na tecnologia 3G já instalada, Teixeira falou da comparação do serviço com a concorrente. "Se comparar com a Nextel, temos uma abordagem diferente e estamos focando no segmento corporativo", disse, sem querer revelar números da base de usuários.

Teixeira afirmou ainda que o plano geral de metas de competição (PGMC) aprovado na semana passada não tem um efeito negativo, pelo menos por enquanto. "Achamos que é muito cedo para comentar sobre isso, mas, em geral, vemos de uma maneira positiva", explicou. Sobre as metas de qualidade impostas pela Anatel, o executivo apenas afirmou que tanto a rede fixa quanto móvel têm capacidade para entregar a velocidade de acordo com as novas regras. "Acho que estamos preparados para isso, sem problemas", simplificou.

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