Abinee: exportação de celulares despenca em setembro

As exportações de aparelhos celulares caiu 53% em setembro deste ano, numa comparação com o mesmo mês de 2011, passando de US$ 41 milhões para US$ 19 milhões.

Notícias relacionadas
Dentre os países da América Latina, a Argentina foi a que registrou maior queda na compra de handsets fabricados no Brasil durante o período. A informação, divulgada nesta terça-feira, 6, é parte de um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Segundo a entidade, a venda de terminais para a Argentina recuou 87% no mês de setembro, prejudicando severamente a balança comercial do segmento, uma vez que o país vizinho foi o principal importador destes produtos em 2011. No mês apurado, a exportação para o Uruguai, outro importante comprador de handsets brasileiros, caiu 71%.

Por outro lado, houve aumento nas vendas para o Chile, que adquiriu 70% mais devices produzidos no Brasil. Outros mercados também elevaram a compra de celulares brasileiros, entre os quais: Estados Unidos, onde houve uma alta de 144% nas aquisições de terminais; Colômbia, com crescimento de 147% nas importações; e Peru, que também elevou as compras de terminais em 56%. Mesmo assim, esses resultados não compensaram as perdas neste mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!