'Quem está em risco não é usuário, é o credor', diz presidente da Anatel sobre a Oi

Carlos Baigorri, presidente da Anatel. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, voltou a comentar sobre o embate entre a Oi e o trio de compradoras da Oi Móvel, a Claro, TIM e Vivo. Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 6, e na qual todas as matérias destacadas receberam pedido de vista, Baigorri deixou claro que a agência está apenas monitorando a situação, mas que apenas sob a ótica da continuidade da prestação de serviços da concessão. 

"O que a gente sempre faz é acompanhamento econômico das concessões com foco em risco. A área técnica faz esse trabalho ordinariamente", afirmou Baigorri, reiterando o que já havia declarado a TELETIME. Para ele, o embate afeta apenas uma "questão de caixa", ou seja, a capacidade de a operadora pagar as dívidas na recuperação judicial. "Quem está em risco não é o usuário de telecom, é o credor da Oi." 

De acordo com o presidente da Anatel, apenas no caso de o impacto financeiro prejudicar a operação do serviço de telefonia fixa é que o regulador iria intervir. "A discussão é muito mais da recuperação judicial, do Juiz Fernando Viana, que tem que encerrar [a RJ] e pagar credores, é um problema mais de credor do que de usuário. Se o negócio ficar com muita confusão e se arrastar, pode virar problema do usuário. Mas, por enquanto, não é a nossa visão."

Notícias relacionadas

Baigorri coloca que não se pode partir do pressuposto de que essa disputa em andamento com Claro, TIM e Vivo possa afetar futuramente a operação da Oi. O conselheiro Emmanoel Campelo, também presente na coletiva que ocorreu após uma reunião do Conselho Diretor de 3h30 de duração, reiterou o entendimento. "A gente não avaliou se o preço está bom ou ruim, quem faz a avaliação é o juízo. A gente analisou o risco à continuidade de serviço. São operações entre empresas privadas", disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!