Rezende reafirma edital do leilão de sobras para novembro

O presidente da Anatel, João Rezende, reafirmou a intenção de lançar o edital do leilão de sobras de frequências ainda em novembro. Ele justificou que a movimentação para realizar o certame é necessária para atender regiões com carência de acesso à banda larga móvel. "Temos déficit de pessoas que querem ter a terceira geração (de rede móvel), mas não podem", afirmou em discurso durante evento do Anuário Telesíntese, em São Paulo, na noite da segunda-feira, 5. "Estive em Santa Catarina na semana passada e percebi a ânsia dos pequenos e médios provedores", declarou.

Rezende diz que o leilão vai proporcionar a essas empresas maior oportunidade para o que chama de "avanço de novas alternativas de prestação de serviço". Ele sugere ainda que a oferta de espectro poderá servir como preparação para a chegada da "economia digital", ou seja, empresas over-the-top (OTT), que ele diz estarem questionando paradigmas dos modelos de negócios das teles tradicionais. "A Internet traz contradições para as telecomunicações que só poderão ser superadas com inovação", afirmou o presidente da Anatel.

Em setembro, a agência aceitou retirar a faixa de 3,5 GHz após reclamações de radiodifusores e operadores de DTH por conta de interferência com o serviço de TV por satélite na banda C (RTVO). As demais faixas são sobras das frequências de 1,8 GHz, 1,9 GHz, 2,5 GHz. A proposta do edital entrou em consulta pública em agosto e agora o texto deverá passar pelo Conselho da Anatel antes de ser publicado.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!