Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 6, um ato da Anatel que autorizou o uso de mais 5 MHz do espectro de 700 MHz pela Unifique em 522 cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em caráter secundário.
As autorizações são válidas até agosto de 2029. Ao todo, a autorização para a Unifique compreende 297 cidades no Rio Grande do Sul e 225 em Santa Catarina. Veja aqui o ato com a íntegra dos municípios.
A operadora já havia recebido em julho o direito de uso secundário do 700 MHz em 565 cidades dos dois estados (no caso, com blocos de 10 MHz). A autorização desta sexta significa capacidade adicional na maior parte dos municípios da primeira autorização.
Os blocos de 5 MHz em questão estarão dispostos no 705,5 MHz em alguns casos e no 760,5 MHz em outros. A Unifique deverá efetuar a coordenação com outras empresas que venham deter esta faixa de radiofrequências na mesma área para iniciar operações.
O 700 MHz é essencial para a estruturação de novas redes móveis. Isso tem levado a Anatel a conceder o espectro em caráter secundário para empresas entrantes, enquanto prepara um novo leilão da faixa.