A tecnologia Rich Communication Services (RCS), considerada a evolução do SMS, observou um crescimento de 358% no ano passado em todo o mundo. A informação foi revelada pelo relatório Messaging Trends 2024, da Infobip.
De acordo com o levantamento, esse salto global representou uma guinada de 16 vezes no uso da ferramenta aqui no Brasil. Daqui para frente, novos crescimentos no uso do recurso também são esperados.
Para a Infobip, o varejo deve ser um dos principais mercados a impulsionar essa alta. A expectativa de aumento no uso do RCS também tem a ver com a chegada da ferramenta nos smartphones da Apple.
Os smartphones com sistema Android (Google) já dispõem do RCS há anos. Já no universo Apple, os iPhones passarão a contar com essa ferramenta no iOS 18 – que deve chegar aos modelos da marca ainda este mês.
"Isso deve ampliar mais ainda seu uso, principalmente pelo setor varejista. O RCS permite que as empresas adicionem imagens à mensagem e outros recursos multimídia. Isso chama mais atenção do consumidor, tanto em campanhas de venda, quanto para outras finalidades", contou o country manager da Infobip, Caio Borges.
Setores
Além do varejo, outro nicho que deve utilizar mais o RCS são as empresas de publicidade e marketing. O relatório da Infobip também observou que o setor de saúde também deve implementar o RCS.
"É possível usar o RCS para estabelecer contato na hora de lembrar um paciente de uma consulta que ele terá, ou mesmo para enviar pesquisas de satisfação após exames, campanhas de prevenção e atenção, vacinações, exercícios e cartilhas de saúde", comentou Borges.
Segundo o relatório, bancos e fintechs também estão migrando a comunicação. "O setor financeiro possui essa grande preocupação com a segurança. Mas, com a capacidade de autenticar remetentes e verificar mensagens, o RCS reduz significativamente o risco de fraudes e ataques de phishing. Os bancos conseguem garantir que suas comunicações sejam autênticas e que os clientes saibam que estão recebendo informações confiáveis", apontou a Infobip.