Publicidade
Início Newsletter TIM vai tratar de interoperabilidade do VoLTE com Vivo

TIM vai tratar de interoperabilidade do VoLTE com Vivo

Fonte: pixabay.com

[Publicada no Mobile Time] A TIM está aberta para conversar com a Vivo sobre a interoperabilidade do serviço de VoLTE entre as duas operadoras. O CTIO da TIM, Leonardo Capdeville, disse a Mobile Time que pretende levar o assunto para a mesa de discussão em que estão sendo traçados os detalhes do acordo de compartilhamento de infraestrutura 2G e 4G entre as duas empresas, cujo memorando de entendimento (MoU) foi assinado em julho passado.

O VoLTE é um serviço de chamada de voz sobre a rede 4G. A qualidade da chamada é muito superior àquela no 3G ou 2G, pois tem áudio em alta definição e baixa latência. O VoLTE requer que a operadora tenha implementado essa tecnologia em sua rede e tanto o usuário que liga quanto o que recebe a chamada precisam ter smartphones compatíveis com esse padrão. Além disso, ambos precisam estar em uma área com cobertura 4G onde o VoLTE já tenha sido habilitado na rede.

No Brasil, somente TIM e Vivo lançaram VoLTE por enquanto. Só que as duas redes não estão conectadas para essa finalidade. Por isso, hoje, clientes da TIM só conseguem realizar chamadas VoLTE para outros clientes da TIM. E o mesmo acontece com os assinantes da Vivo.

Notícias relacionadas

A TIM informa que 18 milhões dos seus assinantes já experimentaram VoLTE. O número representa praticamente metade da sua base 4G, que é de 36,7 milhões de linhas em serviço, de acordo com dados de julho divulgados pela Anatel.

*O jornalista viajou a Santa Rita do Sapucaí a convite da TIM Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile