Economia assume comando das estatais que serão privatizadas

Ministro Paulo Guedes. Foto: Ministério da Economia

O Governo Federal deu mais um passo rumo à privatização das empresas estatais ao publicar, nesta sexta-feira, 6, decreto em que estabelece que as companhias governamentais integrantes do Programa Nacional de Desestatização (PND) passam a ficar subordinadas ao Ministério da Economia. Conforme o decreto 10.006/2019 o ministro da Economia, Paulo Guedes, poderá: indicar, nas vagas destinadas aos representantes da União, membros do conselho de administração a serem eleitos em assembleia de acionistas e indicar os membros da diretoria-executiva ao conselhos de administração, para avaliação e posterior eleição. Atualmente, estuda-se a possibilidade de incluir a Telebras na lista das empresas que serão privatizadas.

O ministro também poderá autorizar previamente a empresa para que ela possa praticar os seguintes atos: proceder à abertura de capital, aumentar o capital social por subscrição de novas ações, renunciar a direitos de subscrição, lançar debêntures conversíveis em ações ou emitir outros valores mobiliários, no País ou no exterior; promover operações de cisão, fusão ou incorporação; firmar acordos de acionistas ou compromissos de natureza societária ou renunciar a direitos neles previstos; firmar ou repactuar contratos de financiamentos ou de acordos comerciais por prazo superior a três meses ou transações que não correspondam a operações e giro normal dos negócios da empresa; e adquirir ou alienar ativos em montante igual ou superior a 5% do patrimônio líquido da empresa.

Notícias relacionadas

19 COMENTÁRIOS

  1. E o rombo no Postais, cujo plano de previdência privado dos Correios ele participava com suas empresas à época do rombo, quando ele vai explicar algo?

  2. Isto será um crime de lesão Pátria!!!
    Roubam a empresa e os trabalhadores e depois vendem este patrimônio a preço de banana!!!

  3. Este cara de pau, tem coragem de "pagar" de bom.
    Cadê a justiça?… q demora tanto, á dar um desfecho nas falcatruas deste meliante?
    E o chefe dele, fazendo de tudo p abafar.
    Canalhas, enganadores, só acredita neles
    a sua meia duzia de fanáticos.
    Quantos crimes vão esperar ele fazer, p deeepois vêr q foi tarde?

    • Isso mostra a incompetência, o despreparo e a falta de caráter dessas pessoas que estão no comando do estado.
      Não pensam na sociedade e nos trabalhos que são a força de trabalho dessas empresas e que tem famílias a serem amparadas e obrigações a zelar.
      Não pensam nas famílias que irão pagar mais por esses serviços, pois quem adquirir essas empresas vão querer ter lucros, e quem vai pagar é a sociedade.
      Sem falar dos impostos que vem embutido, que o governo irá cobrar dessas empresas, e que será repassado para o cidadão pelos novos donos, pois ninguém compra uma empresa para ter prejuízo.
      E se de fato as empresas estam dando prejuízo, porque existem tantos interessados em comprá-las.
      Quem é o homem que vende o que lhe traz lucro? Quem é o homem que compra algo que vai lhe trazer prejuízo?
      Hoje para cuidarmos da saúde temos que pagar planos de saúde para termos saúde de qualidade, se queremos educação temos que pagar para termos educação de qualidade, se queremos segurança temos que contratar vigilância particular, para se sentirmos seguros.
      Pagamos impostos altíssimos em todos serviços prestados e materiais diversos adquiridos, contribuímos para nossa previdência, pensando em nosso futuro. O que ganhamos com isso? Onde estão nossos benefícios?
      Os países mais desenvolvidos no mundo tem suas principais empresas de serviços e empresas estratégicas sob o domínio do estado, pois sabem da importância delas para sua segurança, desenvolvimento e bem-estar da comunidade e de seu país.
      O covarde sempre evita a luta, prefere entrega tudo o que tem, do que ir para a batalha e enfrentar o problema para resolvê-lo.
      Quem paga por essa covardia é o povo.

  4. Agora vão acabar com o que o Brasil tem , só falta. * ( #privatizar * ) a #SOBERANIA
    do Brasil pois ou já pagou o Legislativo pra dizer amém a tudo ,ou isso não é mais um país DEMOCRÁTICO.

  5. N confio em político nenhum! A economia tá ruim?! Vamos ver quando essa galera toda de estatal for p rua!! Aí eles vão pedir ao povo para comprar e consumir! Como? Geral segurando dinheiro! MT inteligente!

    • Agora é ladeira abaixo, é Sr.Guedes conseguiu o que queria, manipulou direitinho e agora vai sair impune…parabéns pelo seu golpe, mas, tenha certeza, aqui se faz, aqui se paga.

  6. Não vamos tirar e Vejam Só bolsonaro é tapado é um ditador apoiar os torturadores Mas vejo um economista estudado apoiar as coisas ridículas que ele fala por exemplo da mulher de macron lá e ele fazer piada também o que o cara quer é se unir ao bolsonaro tendo tudo apoio Ou seja no Genaro não queria privatizar por exemplo a Petrobras mas ele apoiando as bobagens que o bolso não fala tem o caminho livre para convencer ele e aí vender na verdade tudo para isso que ele quer

  7. Estão privatizando as estatais que os militares criaram com muito suor e trabalho desde o Collor , alegando que é pra diminuir o Estado.Mas o povo não está vendo melhora nenhuma na economia, na saúde pública, na educação, na segurança pública, nos salários.Tem algo de muito errado nisso.Sao uns vagabundos.
    .

  8. O Brasil se tornou um país de hipócritas no comando. Esse assassino chamado Paulo Guedes contribuiu de maneira GRANDIOSA para a situação em que se encontra o Postalis, hoje se preocupa em apagar os rastros feitos por ele e outros ratos. Cadê o Ministério Público, STF, o grande juizeco, os Bolzos, etc?

  9. Paulo Guedes o maior bandido da década, foi operador do MDB e PT entre 2009/2013 para desviar o dinheiro dos fundos de pensões CORREIO,BB,CEF E PETROBRÁS . E hoje quer privatizar para ficar livre dos processos que tem na operação Garfield no roubou 1bilhao, enquanto os funcionários da ECT estão pagando durante 23 anos. Esse q é o Brasil democrático… Ladrões…

  10. É muito revoltante a atitute do governo criar o decreto que estabelece a Privatização das empresas do grupo Eletrobrás, vender as empresas que lucram todos os semestres, estão vendendo a Soberania Nacional. O Brasil vai ser o único país onde as empresas de Energia Elétrica serão privados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!