[Atualizado em 07/09] A cobertura de banda larga baseada na banda Ka da Yahsat chegou a mil municípios atendidos, o que corresponde a 19 estados, segundo a operadora satelital informou nesta sexta-feira, 6. A empresa iniciou sua operação no Brasil em novembro do ano passado.
A empresa afirma que o avanço da tecnologia pode ser colocado no contexto do aumento do percentual de residências rurais com acesso à Internet segundo a pesquisa TIC Domicílios 2018: há dez anos, apenas 4% dos domicílios possuíam conexão; enquanto em 2018 esse total chegou a 44%.
Considerando somente o acesso por satélite, ainda é uma fatia tímida: 7% das residências brasileiras estão conectadas desta forma. Mas nas áreas rurais, esse percentual é mais do que o dobro, chegando a 15% dos domicílios (contra 6% nas áreas urbanas). A tecnologia também é mais presente nas regiões Centro-Oeste (13%), Sul (11%) e Norte (8%), enquanto no Sudeste e no Nordeste a penetração é de 4% (cada) das residências.
Para se aprofundar nesse mercado, a Yahsat tem promovido engajamento da equipe de vendas e instalação por todo o País. A companhia criou o concurso "Causos da Yahsat", no qual times concorriam com vídeos mostrando os bastidores da instalação de antenas da empresa. Com mais de 100 filmes (que podem ser conferidos aqui), a operadora afirma que os resultados foram "acima da expectativa". Os premiados foram divulgados em agosto.
Vale lembrar que a empresa assinou em maio acordo com a Hughes Brasil para a formação de uma joint-venture no País, atuando com serviço de banda larga em banda Ka. Nesta semana, a superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a parceria. O processo da JV ainda passará pela análise da agência.