Espera por solução na Sercomtel atinge ponto crítico junto à Anatel

Nas próximas semanas a Anatel deve elevar substancialmente a temperatura do processo de caducidade da concessão da Sercomtel. O caso vem se desenvolvendo desde setembro de 2017, quando foi aberto o processo, mas sempre na espera de uma solução de mercado. O problema é que a solução depende, essencialmente, da possibilidade de novos investimentos na concessionária, e isso só aconteceria se houvesse troca de controle, segundo sinalizações recebidas pela agência de possíveis interessados.

Hoje, a Sercomtel é controlada pela prefeitura de Londrina, onde está concentrada a operação. Desde o início do ano a administração municipal vem sinalizando que iniciaria uma discussão legislativa para que o município possa abrir mão do controle (o que hoje está proibido pela Lei Municipal 7.347/98, ratificada por plebiscito realizado em 2001). Mas esta iniciativa ainda não se materializou.

Fontes de mercado que acompanham de perto a concessionária estimam que a empresa tenha condições financeiras de se manter operacional, sem comprometer seus indicadores ou funcionamento normal, apenas até o final do ano. A Anatel está atenta a isto e considera a situação muito crítica, sobretudo porque há muitas etapas ainda a serem cumpridas, e o prazo para esperar uma solução de mercado já estaria esgotado por este cronograma. A agência precisa concluir e votar o processo de caducidade das outorgas e, em paralelo, abrir um edital para a venda da concessão, dos bens reversíveis da empresa (que já estão mapeados e das radiofrequências associadas aos serviços móveis.

Notícias relacionadas

O processo de caducidade ainda está na área técnica, mas o edital já chegou ao conselho e está sendo relatado pelo conselheiro Aníbal Diniz. A expectativa do gabinete do relator é que após o dia 15 (quando Diniz retorna de missão internacional) o assunto se torne prioridade, para ser levado à votação até o final de setembro. A partir daí, abre-se um período de consulta pública, mas o leilão precisaria acontecer até o final do ano, juntamente com a cassação das outorgas, para que a agência não precise intervir na operação. A ideia é leiloar a concessão de STFC e as faixas de frequências utilizadas para o serviço móvel em conjunto, para dar atratividade à operação fixa.

Um desafio adicional para a Anatel é que o caso envolve interesses políticos da cidade de Londrina e do governo do Paraná (que também é acionista), e uma situação jurídica específica, já que o controle da empresa é determinado por lei municipal e a concessionária, por ser estatal, não pode entrar em recuperação judicial, como aconteceu com a Oi. Por outro lado, se a situação financeira da Sercomtel chegar de fato ao ponto crítico estimado para o final do ano, o risco operacional torna-se muito grande, exigindo alguma medida mais drástica da agência.

1 COMENTÁRIO

  1. Certamente, darão a maior celeridade, mais uma vez, para entregar o que restou de nacional ao controle dos interesses do capital internacional(as grandes oepradoras que nada trouxeram aos brasileiros, alem de pessimos serviços e preços exorbitantes). A mesma agencia que deixou que a oi/telemar acumulasse dividas equivalente a varias vezes o patrimonio, tipo 100 vezes, sem pressa em tomar as devidas providencias, agora age de forma desesperada. O viralatismo dos brasileiros, realmente, nao tem limites.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!