Para Huawei, nuvem é o caminho para empresas promoverem a transformação digital

David Wang, presidente de produtos da Huawei

A estratégia da Huawei, maior fabricante de equipamentos de telecomunicações do mundo, é claramente baseada no desenvolvimento do conceito de nuvem como parte do caminho natural de evolução dos serviços e soluções, tanto para as próprias empresas de telecomunicações quanto para o segmento corporativo. Esse já havia sido o tom dado pela empresa no seu gigantesco estande no Mobile World Congress, realizado em fevereiro em Barcelona, e foi o foco do Huawei Connect, principal conferência mundial da empresa, que congregou cerca de 20 mil visitantes esta semana em Xangai.

Mas a empresa reconhece: não existe cloud sem conectividade, e com esse discurso tenta fazer a ponte entre o seu portfólio de redes e tecnologias de acesso e a mensagem "grow with the cloud", que sintetizou o Huawei Connect. "O valor da nuvem vem de suas conexões, e isso que alimenta as engrenagens da transformação digital das empresas", disse David Wang, presidente de produtos e soluções.

Mas se a empresa não quer perder o foco em conectividade, na prática o que ela mostra é um foco no desenvolvimento de aplicações, serviços e software. O evento praticamente não fez referência a tecnologias de rede de acesso ou transporte, onde a Huawei é hoje a maior empresa do mundo. Exceto no segmento de Internet das Coisas, onde a empresa destacou equipamentos de conectividade para aplicações não-telecom (fábricas, escritórios, segurança etc.).

Notícias relacionadas

Em lugar do foco em rede, as centenas de parceiros que traziam soluções mostravam aplicação para a nuvem, IoT, data analytics, inteligência artificial, processamento de vídeo e em todo um ecossistema de empresas que dão suporte a estas aplicações.
Durante o evento, a Huawei divulgou um plano de investimento de US$ 500 milhões nos próximos cinco anos no desenvolvimento de soluções profissionais baseadas em nuvem, plataformas e cloud e no ecossistema relacionado a serviços corporativos.

A Huawei trouxe ao evento alguns de seus principais parceiros empresariais, como Schindler, ABB, A5, Dassault, Enel entre outros. A empresa alega ter contratos com 197 das 500 maiores empresas do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!