Dispensa de outorga de SCM para pequenos provedores entra em vigor

Regulação

Já está em vigor a  Resolução nº 680, de 27 de junho de 2017, que dispensa a necessidade de autorização para pequenos provedores prestem serviço de banda larga. A medida só vale para empresas de SCM com até cinco mil assinantes e que façam uso exclusivamente de equipamentos de radiocomunicação de radiação restrita ou meios confinados.

Para prestar o SCM, os pequenos provedores precisam comunicar previamente à Anatel o início de suas atividades por meio do Sistema Mosaico. Além disso, deverão também atualizar seus dados cadastrais anualmente (até o dia 31 de janeiro) e atender às condições, aos requisitos e aos deveres estabelecidos na legislação e na regulamentação do SCM.

Segundo a norma, o uso exclusivo de equipamentos de radiocomunicação de radiação restrita ou meios confinados também dispensa a autorização para exploração do Serviço Limitado Privado (SLP). Já as que fazem uso de radioenlaces associados ao serviço continuam seguindo o procedimento regular de outorga e licenciamento de estações pelo Sistema Mosaico.

Notícias relacionadas

As empresas que se enquadram na resolução, mas que já tem outorga, podem manter ou pedir renúncia por meio de carta à Anatel com cópia do contrato social e  procuração com poderes específicos para renúncia, caso necessário. Posteriormente ao deferimento pela agência, deverão seguir o mesmo procedimento daqueles que não possuem outorga.

A norma também prevê a dispensa de licenciamento das estações de telecomunicações das redes de suporte à prestação de serviços de interesse coletivo e que utilizarem exclusivamente equipamentos de radiocomunicação de radiação restrita ou meios confinados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!