Governo estima de 1 a 2 milhões potencial da banda larga via satélite até 2018

Dois números surgem nas projeções do governo em relação ao potencial dos serviços de banda larga via satélite com tecnologia de banda Ka. Os dados foram apresentados durante o Congresso Latino-americano de Satélites, realizado pela Converge esta semana no Rio de Janeiro. A projeção do Ministério das Comunicações, conforme a apresentação de André Moura Gomes, da diretoria de banda larga do ministério, é que o mercado de banda Ka chegue a um milhão de assinantes até 2018. Para a Anatel, segundo o conselheiro Jarbas Valente, o potencial do mercado é maior, da ordem de dois milhões de assinantes. Ambos concordam, contudo, que a banda larga via satélite será fundamental para atender a regiões ainda carentes de infraestrutura. Só nas áreas rurais seriam 20 milhões de domicílios.

Notícias relacionadas
No caso da Anatel, o trabalho é para acelerar a licitação de posições orbitais associadas a frequências de banda Ka de forma que os projetos possam se beneficiar da desoneração prevista no Regime Especial de tributação do Programa Nacional de Banda Larga (RE-PNBL), até 2018. A próxima licitação já foi submetida a consulta e deve ser realizada a partir de outubro, segundo Valente, para mais quatro posições, e há a previsão, inclusive, de satélites inteiramente em banda Ka.

Do ponto de vista da capacidade satelital instalada, hoje o Brasil tem 223,5 transponders equivalentes a 36 MHz em satélites operando em posições brasileiras. Em banda Ku, a capacidade em transponders equivalentes de 36 MHz é de 204,1, e em Ka, 222 transponders equivalentes. Essa medida não é a considerada mais precisa porque hoje, com as aplicações de dados, e sobretudo com a banda Ka, falar em equivalência de transponders de 36 MHz não faz mais sentido, mas é uma medida do impacto que a banda Ka poderá ter. Hoje, apenas um satélite opera em banda Ka para o Brasil.

Quando os satélites previstos na licitação de 2011 entrarem em operação, a estimativa da Anatel é que a capacidade em banda Ka dispare para 1822 transponders equivalentes, em C passe a 238,5 e em banda Ku vá a 302,11 transponders equivalentes de 36 MHz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!