Dish já está com satélite em testes no Brasil e quer serviço em operação antes da Copa

A Hughes, braço de operação de satélites do grupo Echostar, confirmou nesta sexta, 6, que o satélite que será utilizado pela Dish no Brasil já está em teste. trata-se do EchoStar XV, que vinha sendo utilizado pela operação de DTH da Dish nos EUA e que agora atenderá o Brasil. O footprint projetado cobre todo o território brasileiro, com um pouco menos de potência na região Sul. Trata-se de um satélite novo (foi lançado em 2010), com grande capacidade de operação em banda Ku (32 transpônderes), mas sem banda Ka (banda larga). Segundo Rafael Guimarães, vice-presidente da Hughes Satellite Systems no Brasil, já existem cerca de 10 canais em teste. Ele repetiu as informações já dadas pela Echostar em conferências a analistas. A Dish espera ter uma definição para sua estratégia de DTH nos próximos um ou dois meses. Ainda repetindo o que foi dito pela Dish a analistas (e já divulgado por este noticiário em diversas ocasiões) há um plano A e um plano B. "O que eu posso dizer é que esperamos ter a nossa operação comercial antes da Copa de 2014", disse Guimarães. Ele explicou que a Hughes no Brasil está dando apenas o apoio operacional à Dish, incluindo a parte jurídica e financeira, mas  que as negociações estão sendo conduzidas a partir dos EUA.

Notícias relacionadas
Negociações

No mercado, há muitas especulações sobre a estratégia da Dish. Fala-se em uma negociação já em vias de ser fechada com um parceiro de peso (segundo apurou este noticiário, a GVT seria este parceiro) e uma segunda opção, que seria um grande distribuidor (especula-se que a Century seria a principal candidata). Os rumores vazam porque já existem muitas pessoas envolvidas no processo e porque a Dish tem conversado com programadores.
Uma negociação entre Dish e GVT traria um benefício importante para a GVT: resolveria a questão da capacidade satelital da empresa. Desde a perda do satélite IS 27, da Intelsat, que se perdeu com a falha no lançamento em fevereiro, a empresa está sem condições de expandir sua operação em número de canais. A Intelsat já anunciou planos para um novo satélite para a posição, o IS 34, que substituirá o IS 805 e o G11, hoje na posição mas a GVT, segundo informações de mercado, ainda não teria confirmado a sua opção de uso da capacidade.

Banda Ka

A Hughes participou do Congresso Latinoamericano de Satélites onde falou sobre a sua estratégia a partir da conquista da posição orbital brasileira 45oW. Segundo Rafael Guimarães, a empresa segue com a estratégia de ter também o serviço de banda larga via satélite em banda Ka. "A nossa experiência nos EUA é a melhor possível. Já praticamente enchemos dois satélites e anunciamos um novo para os próximos anos", disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!