Operadores e produtores de conteúdo veem modelos tradicionais em risco

O painel de abertura do primeiro dia da IBC2012 Conferece, que acontece até o dia 11 de setembro em Amsterdã e é uma das maiores feiras de telecomunicações e televisão do mundo, teve como tema os desafios dos broadcasters em cenário de mudança nos padrões de consumo de conteúdos da TV e a competição com provedores de serviço over-the-top (OTT). Uma das conclusões do debate é que embora a tendência de consumo de conteúdos on demand e em múltiplos devices seja irreversível, a transmissão linear de conteúdos não vai desaparecer e as novas tecnologias podem servir para aumentar a audiência dos canais lineares não apenas da TV aberta, mas também da TV por assinatura.

Notícias relacionadas
“A realidade é que as pessoas não assistem tecnologia, mas conteúdo. E isso não muda, o que muda é a forma como disponibilizamos o conteúdo para o consumidor”, pontua o CEO da Sky Deutschland, Brian Sullivan. Para ele, o mercado de TV por assinatura andava estagnado na última década e agora é preciso trazer esse mercado de volta à vida. “Não temos medo de tecnologia, e a usamos para entregar uma grande experiência para o usuário e criar um laço emocional com ele. E de engajamento emocional os broadcasters entendem, principalmente quando se trata de esportes, e é por isso que o broadcast sempre será relevante”, diz. Para modernizar a experiência de seus assinantes de DTH, a Sky holandesa (que não tem nenhuma relação societária coma Sky no Brasil) lançou seu serviço on demand Sky Anytime e também o Sky Go, seu conceito de TV everywhere.

Para a vice-presidente sênior de Media Distribution da The Walt Disney Company EMEA, Catherine Powell, novas plataformas significam novas oportunidades de se chegar ao consumidor e a TV precisa se adaptar a uma experiência que agora vai além da transmissão linear. “O que pudemos observar é que os serviços on demand de nossas marcas ajudam na descoberta de conteúdos e trazem o público de volta para a TV linear”, conta Catherine.

“O desafio é de criatividade”, acrescenta o diretor de política e estratégia e Chairman de estúdios e pós-produção da emissora pública britânica BBC, John Tate. “Precisamos capturar o potencial 360 dos meios digitais para promover nossos conteúdos e os broadcasters têm a vantagem de explorar conteúdos ao vivo de esportes, notícias e entretenimento de novas maneiras”, completa.

Modelo não sustentável

Para Sullivan, o que preocupa não é a competição com os serviços e conteúdos que chegam pela banda larga, mas sim o modelo que se estabelece. “O modelo OTT foi construído tendo acesso a conteúdos a preços muito baixos e vendendo serviços ao consumidor também a preços muito baixos, e esse modelo não será sustentável no futuro”, avalia.

Já o presidente e CEO da Discovery Networks International, Mark Hollinger, acredita que a indústria se encontra em um momento em que a tecnologia, com seus modelos OTT, ameaçam a sustentabilidade dos investimentos na produção de conteúdos de qualidade. “Apenas este ano estamos investindo US$ 1,2 bilhão em produção de conteúdos e precisamos assegurar que a TV por assinatura, que é quem nos dá condições de continuar investindo, cresça. Além disso, os OTTs ameaçam também as receitas com publicidade, que hoje representam 40% das nossas receitas totais. São duas linhas de receita em risco, e não apenas uma”, avalia Hollinger.

O executivo da Discovery, entretanto, ressalta que a programadora não está de olhos fechados para esse mercado. Em entrevista a este noticiário, Hollinger lembrou que a programadora tem parcerias com a Netflix e com a Amazon para distribuição de conteúdos nos EUA, um mercado já maduro, onde a penetração da TV paga ultrapassa os 90%. “Lá, diferente de outros mercados, não corremos o risco de minar o crescimento da TV por assinatura e mesmo assim nossos conteúdos para OTTs não têm uma janela inferior a 18 meses.” O tratamento para serviços on demand das próprias operadoras de TV paga também é diferenciado na Discovery. “Nesse modelo trabalhamos com uma janela menor e mais conteúdos, porque vemos nele um complemento ao serviço das operadoras, uma forma de agregar valor para o assinante”, conclui. Sullivan concorda: “Se os conteúdos OTT forem complementares à TV por assinatura, é ótimo; se for canibalista, será prejudicial”.

Catherine, da Disney,  revela que alguns programas da ABC (emissora aberta dos EUA) já têm mais de 50% da audiência em ‘time shifting’, sendo vistos no DVR ou através de serviços tipo catch-up TV. “On demand e OTT não são a mesma coisa. E ninguém vai sobreviver sem on demand, mas é preciso ter cuidado com a canibalização”, diz.

O consenso a que se chegou no debate é que o futuro da distribuição de conteúdos reside na capacidade de achar um equilíbrio entre o modelo de empacotamento de canais e o modelo on demand. Não necessariamente esse é um jogo de o vencedor leva tudo, temos de encontrar um equilíbrio”, diz Sullivan. “Será o ambiente equilibrado que garantirá o modelo de produção de conteúdo de qualidade de forma sustentável”, completa Hollinger.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!