Multidestinação da Banda S é aprovada pela Anatel

O Conselho Diretor aprovou por unanimidade nesta quinta-feira, 6, a multidestinação das faixas para a banda S. Será na configuração de 30 + 30 MHz nas faixas de 1.980-2.010 MHz, e na de 2.170-2.200 MHz, para serviços de celular (SMP), de Internet fixa (SCM), telefonia fixa (STFC), limitado privado (SLP) e móvel global por satélite (SMGS). 

As condições de uso da faixa que envolvam questões político-regulatórias serão objeto de novo debate do conselho, "após análise mais profunda pela área técnica", e serão definidos em outra resolução. Após essa fase, a Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel definirá os requisitos técnicos e operacionais aplicáveis à faixa. 

A proposta havia sido criticada por operadoras durante a consulta pública para tratar do assunto em 2019. Uma das objeções era da Claro, que afirmava contar com operação relevante nas subfaixas de 1.900 a 1.910 MHz e 1.980 a 1.990 MHz, ainda para o STFC. A operadora apontava ainda dificuldade de convivência com serviços terrestres e satelitais. A Vivo pediu que o assunto fosse colocado em debate, e demonstrou preocupação com regras de condições de uso das faixas. 

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!