Publicidade
Início Newsletter Huawei ativa rede 5G privada em centro de distribuição de Sorocaba

Huawei ativa rede 5G privada em centro de distribuição de Sorocaba

Foto: Divulgação

A Huawei ativou uma rede privada de rede 5G para suportar as operações de seu próprio centro de distribuição localizado em Sorocaba (SP), onde a empresa tem fábrica. Na área de 22 mil metros quadrados, o novo padrão já está sendo utilizado em aplicações como a conexão de robôs móveis para funções logísticas.

O anúncio da empreitada foi realizado nesta quinta-feira, 6, durante evento online promovido pela empresa. De acordo com o gerente de marketing estratégico da Huawei Brasil, Tiago Fontes, uma licença de espectro em 3,4-3,5 GHz está sendo utilizada pelas antenas indoor que cobre o centro de distribuição. O armazém também foi equipado com infraestrutura de edge computing.

Ao todo, sete aplicações corporativas já se utilizam do sinal. Entre elas, a operação de 12 veículos automatizados guiados (AGVs) que realizam o transporte de materiais no ambiente. A Huawei reporta uma conexão média de 20 Mbps e latência entre aplicação e servidor de 30 milissegundos no caso de uso. Até 100 robôs do gênero poderiam operar na rede; uma CPE 5G acoplada aos AGVs serve como interface para a conexão.

Notícias relacionadas

A rede também está sendo utilizada para sensoriamento IoT via identificação por radiofrequências (RFID) e segurança inteligente através da conexão de câmeras. De modo geral, 300 terminais já estão conectadas ao 5G utilizado pela Huawei em sua operação. A iniciativa teria garantido ganhos de eficiência de 25% para a companhia através da automatização de processos.

Opções

O projeto da fornecedora foi maturado desde outubro do ano passado. De acordo com Fontes, opções como Wi-Fi, bluetooth e redes 4G ou fixas não seriam capazes de garantir o nível de serviço desejado pela companhia para a operação logística. Fontes estima que 50 mil metros de cabos seriam necessários para a cobertura do centro, caso este caminho fosse seguido.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile