Huawei ativa rede 5G privada em centro de distribuição de Sorocaba

Foto: Divulgação

A Huawei ativou uma rede privada de rede 5G para suportar as operações de seu próprio centro de distribuição localizado em Sorocaba (SP), onde a empresa tem fábrica. Na área de 22 mil metros quadrados, o novo padrão já está sendo utilizado em aplicações como a conexão de robôs móveis para funções logísticas.

O anúncio da empreitada foi realizado nesta quinta-feira, 6, durante evento online promovido pela empresa. De acordo com o gerente de marketing estratégico da Huawei Brasil, Tiago Fontes, uma licença de espectro em 3,4-3,5 GHz está sendo utilizada pelas antenas indoor que cobre o centro de distribuição. O armazém também foi equipado com infraestrutura de edge computing.

Ao todo, sete aplicações corporativas já se utilizam do sinal. Entre elas, a operação de 12 veículos automatizados guiados (AGVs) que realizam o transporte de materiais no ambiente. A Huawei reporta uma conexão média de 20 Mbps e latência entre aplicação e servidor de 30 milissegundos no caso de uso. Até 100 robôs do gênero poderiam operar na rede; uma CPE 5G acoplada aos AGVs serve como interface para a conexão.

Notícias relacionadas

A rede também está sendo utilizada para sensoriamento IoT via identificação por radiofrequências (RFID) e segurança inteligente através da conexão de câmeras. De modo geral, 300 terminais já estão conectadas ao 5G utilizado pela Huawei em sua operação. A iniciativa teria garantido ganhos de eficiência de 25% para a companhia através da automatização de processos.

Opções

O projeto da fornecedora foi maturado desde outubro do ano passado. De acordo com Fontes, opções como Wi-Fi, bluetooth e redes 4G ou fixas não seriam capazes de garantir o nível de serviço desejado pela companhia para a operação logística. Fontes estima que 50 mil metros de cabos seriam necessários para a cobertura do centro, caso este caminho fosse seguido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!