Anatel estuda proposta de licitação de frequência para 5G e WiFi6

Espectro Foto: Pixabay

A Anatel estuda disponibilizar mais espectro para uso em 5G e WiFi6. Conforme deliberado pelo conselho diretor da agência nesta quinta, 6, a Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação (SOR) colocará propostas de uso das faixas de 39,5 GHz, além das sobras das frequências de 1,9 GHz, 2,5 GHz, em chamamento público "para avaliação de possíveis interessados". 

Segundo a Anatel, a faixa de 39,5 GHz vem sendo usada em "diversos países" para banda larga sem fio, com uso estudado para aplicações em 5G e no WiFi6. Já as faixas de 1,9 GHz e 2,5 GHz já foram destinadas às tecnologias 3G e 4G em leilões anteriores, ficando então para agora lotes restantes. A faixa de 2,5 GHz foi a primeira a ser utilizada em 4G comercial no Brasil, em 2012

"O processo de chamamento público, cabe esclarecer, tem por objetivo levantar o número de possíveis interessados a fim de permitir que a Agência possa decidir sobre a realização ou não de licitação para a venda das autorizações de uso das radiofrequências", ressalta a agência.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!