Oi reduz Opex e Capex no semestre: próximo passo é consolidar sinergias

O plano de redirecionamento da operação da Oi conduzido pelo CEO Zeinal Bava começa a dar resultado, especialmente no controle dos custos operacionais (Opex) e dos investimentos (Capex), conforme apresentado pelo executivo durante a teleconferência sobre o balanço do segundo trimestre, nesta quarta-feira, 6.

Notícias relacionadas
O Opex consolidado pro-forma do grupo (ou seja, somando Oi e Portugal Telecom) diminuiu 1,9% no segundo trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando R$ 6,55 bilhões. Se forem excluídos a depreciação do Real frente ao Euro e o custo adicional de aluguel de ativos, o Opex teria caído 6%.

Por sua vez, o Capex do grupo no primeiro semestre foi reduzido em 18% em comparação com o mesmo período de 2013, passando de R$ 3,94 bilhões para R$ 3,22 bilhões. Se considerada apenas a operação brasileira, o Capex semestral baixou de R$ 3,2 bilhões para R$ 2,6 bilhões. "Conseguimos melhorar os contratos e fizemos com que nossos fornecedores sejam cada vez mais nossos parceiros. Ao mesmo tempo, a Oi segue investindo em sua rede, mas assegurando a rentabilidade necessária", disse Bava.

O Ebitda menos Capex do grupo entre janeiro e junho deste ano foi de R$ 1,83 bilhão, o que representa um crescimento de 153% em relação ao primeiro semestre de 2013.

Sinergias

O próximo passo do grupo é consolidar os ganhos com as sinergias entre as duas empresas. Ele listou 22 iniciativas nessa direção, incluindo negociações conjuntas com fornecedores; sistematização de processos de retenção de clientes; melhorias nos processos de cobrança; dentre outros. Bava estima que a partir de 2015 as sinergias entre as duas empresas renderão uma economia anual de R$ 303 milhões.

Outra prioridade da Oi a partir de agora, principalmente no Brasil, é a transformação do seu modelo de negócios. "Isso significa mais convergência e mais dados. Em Portugal, isso já foi feito. No Brasil, precisamos alavancar nossa presença fixa para oferecer banda larga e TV paga. Vamos focar em bundles. Ainda temos muito a fazer em banda larga e TV para mitigar a queda no negócio de voz fixa a médio prazo", explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!