Oi lista ativos de Angola como disponível para venda

A Oi pela primeira vez consolidou as operações da Portugal Telecom (PT) em seu balanço financeiro e o relatório ITR entregue à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) trouxe uma informação relevante: a listagem dos ativos que a PT detém em Angola como "disponível para venda".

Notícias relacionadas
Com a fusão, a Oi herdou as operações da PT na África, onde atua indiretamente através da Africatel Holding BV na Namíbia, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Angola, a operação mais problemática, de quem a PT não consegue receber dividendos desde 2012.

A Oi lançou a participação indireta de 18,75% que o grupo detém na operadora Unitel (por meio da PT Portugal) em sua lista de ativos com o valor justo de cerca de R$ 3 bilhões, apurado pelo Banco Santander.

Os riscos envolvidos no negócio são grandes. Como adverte o documento entregue à CVM, "qualquer perda no investimento indireto na Unitel poderá acarretar um efeito material e adverso nos negócios, condição financeira e resultados operacionais" da Oi.

Além disso, desde novembro de 2012 o grupo não recebe os dividendos a que teria direito pela participação direta de 25% na Unitel, detida pela PT Ventures, e que ao final de junho somavam R$ 208 milhões. A Unitel alega, para não pagar os dividendos, que a PT Ventures não está listada no registro de acionistas da Unitel, o que teria sido sanado pela PT Ventures em junho. Desde dezembro de 2012 a PT Ventures é a nova denominação da sociedade Portugal Telecom International, que era a empresa listada como acionista desde 2000.

A Oi ressalta ainda que "não pode assegurar quando a PT Ventures obterá os montantes relativos aos dividendos declarados e não pagos pela Unitel, ou que será capaz de obter dividendos que podem ser declarados pela Unitel em relação a 2013 ou nos exercícios fiscais seguintes".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.