Senado aprova silêncio positivo para licenciamento de antenas; texto segue para sanção

O Senado aprovou e agora finalmente seguirá para sanção presidencial o projeto de lei do deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) que altera a Lei 13.116/2015, a Lei das Antenas, incluindo o silêncio positivo. Pelo texto aprovado, fica autoriza a instalação de infraestrutura de telecomunicações, conforme o requerimento instalação, em caso de não manifestação do órgão competente no prazo legalmente estabelecido.

O texto autoriza as prestadoras de telecomunicações a realizar a instalação pleiteada, após o decurso do prazo de 60 dias sem decisão do órgão ou entidade competente, respeitadas as regras estabelecidas em leis e em normas municipais, estaduais, distritais e federais pertinentes à matéria. Após esse prazo, a operadora fica com uma licença precária.

Dessa forma, órgão ou entidade competente pode cassar a licença a qualquer tempo, caso as condições estipuladas no requerimento ou em demais leis e normas pertinentes sejam descumpridas.

Notícias relacionadas

Da decisão de cassação, o projeto de lei aprovado permite o recurso administrativo com efeito suspensivo. Também fica estabelecido que a retirada da infraestrutura, caso determinada em decisão administrativa final, seja de responsabilidade das operadoras, a quem igualmente caberá a reparação dos eventuais danos causados ao meio ambiente e a terceiros.

Segundo o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), relator da matéria no Senado, a iniciativa pretende solucionar a controvérsia possibilitando às operadoras de telecomunicações a instalação de seus equipamentos após decorrido o prazo legal, caso os órgãos competentes não se manifestem sobre seu pedido.

"Essa medida permitirá a um só tempo que as prestadoras tenham melhor controle de sua programação de instalações, reduzindo custos e aumento a eficiência de suas operações, como também evitará a abertura desnecessária de processos sancionadores por parte do órgão regulador, conferindo maior segurança jurídica a todos os participantes do setor", disse Lucas.

Operadoras comemoram

A Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as principais operadoras de telecomunicações do Brasil, avalia que a aprovação do PL do Silêncio Positivo pelo Congresso Nacional é um passo importante para o avanço do 5G no Brasil, que já entrou em operação nesta quarta-feira, em Brasília.

"A aprovação do PL ajudará a solucionar gargalos em cidades que ainda têm leis de antenas desatualizadas e em desacordo com a Lei Geral de Antenas. Hoje, o tempo médio para o licenciamento de uma antena é de seis meses, mas em algumas cidades esse prazo chega a 1 ano, o que não é compatível com a nova tecnologia. Um licenciamento rápido e eficiente para a instalação de antenas é essencial para que o 5G avance pelo país já que a nova tecnologia exige de cinco a dez vezes mais antenas que o 4G", afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!